alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Dieta saudável pode auxiliar a minimizar sintomas da depressão

    Pesquisadores descobriram que um regime alimentar adequado, além de ajudar na perda de peso e de melhorar o bem-estar físico, também pode diminuir significativamente os sinais do distúrbio mental

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Você sabia que uma boa alimentação pode reduzir os indícios da depressão? É isso que indica o artigo publicado na Psychosomatic Medicine e divulgado pelo jornal colombiano 'El Espectador'.

    Cientistas do exterior fizeram uma metanálise de 16 pesquisas, as quais abordavam o efeito da nutrição no estado mental das pessoas, e descobriram que consumir comida saudável pode reduzir os sinais da depressão, principalmente em mulheres.

     

    No novo trabalho, os cientistas dirigidos por Joseph Firth da Universidade de Western Sydney decidiram provar como a nutrição impacta nos sintomas da depressão e no transtorno de ansiedade, foram avaliadas uma população totalmente sã e também pacientes com transtornos mentais.

    Os pesquisadores fizeram uma metanálise do trabalho médico sobre nutrição, envolvendo 16 estudos, os quais participaram 45.826 indivíduos.

    Como funcionou?

    As pesquisas escolhidas abordavam dietas escolhidas pelos autores do estudo, as quais eram diferentes, mas, em geral, se uniram com o objetivo de reduzir a ingestão de calorias, eliminando total ou parcialmente os alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos "rápidos" e açúcar refinado.

    Além de emagrecerem e apresentarem melhor desempenho no que concerne ao bem-estar físico, os grupos ativos de participantes tiveram uma diminuição significativa nos sintomas da depressão, já a ansiedade alimentaria não foi particularmente afetada.

     

    Aliás, o efeito positivo foi ainda maior, no caso das mulheres, que além da nutrição adequada, se exercitavam, realizando alguma espécie de esforço físico.

    É importante ressaltar, porém que 15 dos 16 artigos científicos selecionados abordavam uma população que não estava doente mentalmente falando: entre 45. 826 participantes só 67 personas tinham depressão clínica.

     

    Contudo, vale lembrar, que reduzir os sintomas depressivos, mesmo que em uma população saudável, pode ser uma ótima maneira de evitar o desenvolvimento de um transtorno mental.

    1. Home
    2. noticias
    3. dieta saudavel pode auxiliar …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.