Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Diretora Zhao faz história no Oscar, mas China censura transmissão

    Placeholder - loading - news single img
    Diretora Zhao faz história no Oscar, em Los Angeles, Califórnia 25/4/2021 Chris Pizzello/Pool via REUTERS

    Publicada em  

    (.)

    Por Daniel Trotta

    (Reuters) - Chloé Zhao fez história ao se tornar a primeira asiática e a segunda mulher a receber um Oscar de melhor direção, mas seu grande momento foi censurado na televisão em sua China nativa.

    Zhao, de 39 anos, consolidou sua reputação como uma das diretoras mais aclamadas do cinema com 'Nomadland', história de moradores de vans arruinados financeiramente que também rendeu o prêmio de melhor filme e melhor atriz para Frances McDormand.

    Foi o primeiro Oscar de Zhao, que escalou nômades da vida real ao lado de McDormand para mostrar as vidas de norte-americanos mais velhos que viajam de trabalho a trabalho tentando ganhar a vida. Zhao ainda foi indicada pela melhor edição e melhor roteiro adaptado, mas não venceu nestas categorias.

    'Sou extremamente sortuda de viver do que amo fazer, e se isto significa que mais pessoas podem viver seus sonhos, fico extremamente agradecida', disse ela nos bastidores após a premiação.

    Zhao nasceu na China e morou em Pequim até os 14 anos, quando foi para um internato da Inglaterra, e concluiu o segundo grau na cidade norte-americana de Los Angeles.

    Mas sua terra natal não viu seu triunfo ao vivo na TV. As agências reguladoras de mídia chinesas também decidiram em março não transmitir o Oscar ao vivo em suas plataformas de streaming, noticiou o jornal Washington Post. Zhao se tornou polêmica na China, onde comentaristas disseram nas redes sociais que ela insultou a pátria em alguns de seus comentários passados.

    Em Xangai, uma transmissão da premiação comandada por alunos da Universidade de Nova York, onde Zhao estudou, foi frustrada pelo Grande Firewall chinês – o acesso dos organizadores a seu serviço de rede particular virtual (VPN) ficou bloqueado durante quase duas horas.

    Mas os comentários feitos pela cineasta ao vencer foram apolíticos e evocaram lembranças ternas de sua infância na China. Ela relembrou uma brincadeira que fazia com o pai tentando decorar poemas chineses clássicos.

    Ela se lembrou de um intitulado 'Clássico dos Três Personagens' no qual um deles diz 'as pessoas, ao nascer, são inerentemente boas', disse Zhao, uma referência aparente ao fato de escalar pessoas que não são atores em seus filmes.

    Zhao foi à cerimônia do Oscar como franca favorita depois de receber troféus do Sindicato de Diretores da América, do Globo de Ouro, do Bafta e de diversos grupos de críticos de cinema.

    (Por Daniel Trotta em Vista, Califórnia; reportagem adicional de Emily Chow em Xangai e Lisa Richwine em Los Angeles)

    Escrito por Reuters

    Vulcão Nyiragongo: Crianças esperam reencontrar famílias

    Transcrito: 
    Centenas de milhares de pessoas fugiram após a erupção do vulcão Nyiragongo. Naomi perdeu de vista a família no meio do caos. Ela jamais esquecerá o momento em que o céu ficou vermelho.
     
    Naomi (criança deslocada): ”Disse à minha mãe: ’Olha, mãe, o vulcão entrou em erupção.’ Nós saímos e muitos estavam a fugir. Foi aí que nos perdemos uns dos outros. Eu estava apavorada. Estava a tremer. Não conseguia sequer correr para casa.”
     
    Muitas das 400 mil pessoas que fugiram vieram para a cidade de Sake. De acordo com a ONU, há quase mil crianças desaparecidas. Bahati Batitsie trabalha como voluntário para a Cruz Vermelha. Ate agora, ele e os colegas conseguiram encontrar as famílias de 700 crianças. Bahati tem 6 filhos e acolhe outras 3 crianças. São muitas bocas para alimentar.
     
    Bahati Batitsie Fidel (Voluntário da Cruz Vermelha): “Eu sacrifico o pouco que tenho, o que Deus me deu. É assim que alimento as crianças, mas é uma luta.”
     
    Muitas pessoas estão desesperadas. Bebem a água do lago que pode causar cólera. A equipe humanitária tenta oferecer o básico, como farinha.
     
    Bahati Batitsie Fidel (Voluntário da Cruz Vermelha): “As condições de vida são muito más. Não há comida nos mercados. Pessoalmente, não estou a ganhar nada, sou pobre.”
     
    Naomi acha que sabe onde podem estar os seus pais. Mas esse sítio fica longe e o transporte é caro.
     
    Naomi (criança deslocada): ”Depois de encontrar a minha mãe e o meu pai, gostaria de me mudar para cá, porque gosto de aqui estar."

    A brincar sobre a lava de uma antiga erupção. As crianças esperam rever as suas famílias em breve. 
    Veja também:

    1 D

    1. Home
    2. noticias
    3. diretora zhao faz historia no …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.