Discurso de líder da oposição britânica é interrompido por protesto com purpurina
Publicada em
LIVERPOOL, Inglaterra (Reuters) - O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Keir Starmer, foi coberto de purpurina por um manifestante aos gritos que invadiu o palco nesta terça-feira pouco antes do início de seu discurso na conferência anual da legenda de oposição.
Após brigar brevemente com o homem, retirado pelos seguranças, Starmer tirou o paletó, arregaçou as mangas e discursou na conferência.
'Se ele acha que isso me incomoda, é porque não me conhece', disse Starmer, sob aplausos, antes de iniciar seu discurso.
A polícia local disse mais tarde que um homem de 28 anos havia sido preso por suspeita de agressão, violação da paz e incômodo público após o incidente.
Um grupo de protesto chamado 'People Demand Democracy' (o povo exige democracia, em livre tradução) disse que estava por trás do incidente. O grupo faz campanha por uma reforma democrática e afirmou em comunicado que usaria a desobediência civil para promover sua mensagem.
Ao jogar purpurina em Starmer, o manifestante gritou: 'A verdadeira democracia é liderada pelo cidadão. A política precisa de uma atualização... Estamos em crise, estamos em crise, todo o nosso futuro está em perigo'.
(Por Alistair Smout, Andrew MacAskill e Farouq Suleiman)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO