Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Disputas comerciais devem ser resolvidas o mais rápido possível, diz Alemanha antes do G7

Disputas comerciais devem ser resolvidas o mais rápido possível, diz Alemanha antes do G7

Reuters

20/05/2025

Placeholder - loading - Ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil 15/05/2025. REUTERS/Lisi Niesner/File Photo
Ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil 15/05/2025. REUTERS/Lisi Niesner/File Photo

Por Christian Kraemer

BERLIM (Reuters) - As disputas comerciais em andamento com os Estados Unidos devem ser resolvidas o mais rápido possível para o benefício de todos, disse o ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil, nesta terça-feira, antes de se reunir com seus pares de outros países do G7.

'Tarifas e incertezas são um fardo para nossa economia e, portanto, também para a segurança do emprego', disse Klingbeil em Berlim, antes de partir para uma reunião dos ministros das Finanças do G7 em Banff, Canadá.

O governo Trump impôs uma tarifa de 25% sobre as importações de aço, alumínio e automóveis dos EUA, bem como uma tarifa básica de 10% sobre quase todos os países, com tarifas 'recíprocas' adicionais - totalizando 20% no caso da UE - previstas se as negociações durante uma pausa de 90 dias fracassarem.

A Alemanha e a União Europeia querem chegar a um acordo com Washington, mas o tempo está passando. 'Ao mesmo tempo, como o maior mercado único do mundo, estamos determinados a defender nossos interesses', disse Klingbeil sobre a UE.

Ele recebeu com satisfação a oportunidade de se reunir pessoalmente com seus pares do G7 depois de assumir o cargo há duas semanas, observando que o fortalecimento da cooperação internacional é mais importante do que nunca em vista das turbulências globais.

'Temos que enviar um sinal claro de que o G7 continuará a estar firmemente ao lado da Ucrânia', disse Klingbeil, acrescentando que o grupo está fazendo tudo o que pode para garantir uma paz justa e duradoura.

Outro tópico das reuniões do G7 será a reconstrução da Ucrânia após 'a terrível destruição causada pela guerra do presidente russo Vladimir Putin' e, especialmente, como o investimento privado pode ser mobilizado, disse Klingbeil.

(Reportagem de Christian Kraemer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.