Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dívida bruta recua a 79,6% do PIB em janeiro com superávit primário recorde

Placeholder - loading - Moedas de real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos
Moedas de real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A dívida bruta do país voltou a recuar em janeiro e ficou abaixo de 80% do PIB pela primeira vez desde abril de 2020, favorecida por um superávit recorde das contas do setor público, mostraram números do Banco Central divulgados nesta sexta-feira.

A dívida bruta ficou em 79,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro mês do ano, de 80,3% em dezembro. Foi o terceiro mês seguido de recuo do indicador, que chegou a encostar em 89% do PIB no auge dos gastos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021.

As receitas do setor público superaram as despesas não-financeiras em 101,833 bilhões de reais em janeiro, maior saldo mensal da série do Banco Central, com início em dezembro de 2001. O saldo superou as despesas com juros no mês --que caíram na comparação com janeiro do ano passado em meio a ganhos do BC com operações cambiais-- e o país teve um raro superávit nominal, de 84,061 bilhões de reais, o maior já registrado.

Janeiro é sazonalmente um mês mais favorável para as contas públicas, com a concentração do recolhimento de alguns tributos e despesas menores no início do ano, e este ano a arrecadação foi impulsionada por receitas expressivas de impostos que incidem sobre o lucro das empresas e sobre o setor de petróleo e metais minerais, que têm ganho com os preços elevados das commodities.

No mês, o superávit do governo central calculado pelo BC foi recorde em 77,430 bilhões de reais. Estados e municípios e estatais também tiveram saldos expressivos, de 19,977 bilhões de reais e 4,426 bilhões de reais, respectivamente.

A dívida líquida do setor público, que computa também os ativos do governo, como as reservas internacionais, foi a 56,6% em janeiro, contra 57,2% no mês anterior.

(Por Isabel Versiani e Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. divida bruta recua a 796 do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.