alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Dor de garganta pode ser um dos sintomas do refluxo

    Confira dicas para evitar ou amenizar a doença.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Você sabia que, além dos sintomas mais conhecidos, uma dor de garganta insistente também pode ser um sinal do refluxo? Comer mal, pular refeições, comer e logo em seguida dormir – são todos hábitos ruins e que atrapalham a digestão.  “

    Nosso estômago é uma caldeira que dissolve os alimentos. Esse estômago tem ácidos, sais biliares que funcionam como soda cáustica, tem enzimas que digerem os alimentos, mas ao invés delas ficaram no estômago, elas sobem e chegam até a garganta”, explica a otorrinolaringologista Cláudia Alessandra Eckley. 

    Uma forma de descobrir se a sua dor de garganta tem a ver com o refluxo é fazer alguns exames, um deles a laringoscopia, que permite ver o estrago que os ácidos fazem na laringe.  

    Depois de detectado, o refluxo muda a rotina do paciente. Café, temperos fortes e álcool, por exemplo, se tornam inimigos da boa digestão. E fazer refeições mais cedo também é uma das mudanças a serem feitas. 

    Sintomas mais clássicos 

    São mais comuns para diagnosticar a doença o arroto, queimação na garganta e estômago, azia, má digestão, sensação de empachamento e dor de estômago. 

    Estar muito acima do peso, gravidez, ter tendência genética, comer alimentos muito gordurosos, comer e dormir logo em seguida, café, cigarro e abuso de álcool podem intensificar a doença. 

    O tratamento é feito através da mudança de hábito alimentar, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Outras dicas importantes são comer pelo menos duas horas antes de dormir e evitar a ingestão de líquidos antes das refeições.  

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook! 

    1. Home
    2. noticias
    3. dor de garganta pode ser um

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.