alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Dores nas costas são quinta maior causa de afastamento no trabalho

    A dorsalgia perde apenas para casos de fraturas quando o assunto é afastamento de funcionários.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    As dores nas costas são a quinta maior causa de afastamento no trabalho por mais de 15 dias no país, atrás apenas de casos de fraturas – de punho e mão; de pernas e de antebraço. Isso segundo levantamento do Ministério do Trabalho.

    Em sete Estados, porém, a dorsalgia –como é conhecida a dor nas costas – é a primeira causa de afastamento, incluindo lesões por acidentes de trabalho. São eles: Acre, Alagoas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rondônia.

    A mais comum das dores é a lombar, segundo o auditor-fiscal do Trabalho Jeferson Seidler. “O problema geralmente tem origem muscular ou nos ligamentos, mas as hérnias de disco intervertebral também têm impacto importante”, afirmou.

    De acordo com Jeferson, as atividades que envolvem movimentação manual de cargas estão entre as que mais oferecem risco. Logo atrás aparecem as funções em que o trabalhador permanece por longos períodos na mesma posição.

    Para prevenir que os funcionários desenvolvam alguma dorsalgia, o ambiente de trabalho deve seguir a Norma Regulamentadora 17, que estabelece os parâmetros sobre a ergonomia de um espaço saudável.

    Segundo o documento, a organização do ambiente deve permitir “a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

    Entre as medidas adicionais e complementares para reduzir os riscos de dores nas costas, fazer pausas para descanso e exercícios de alongamento e aquecimento ou ginástica laboral.

    Nas ocupações que exigem esforço físico ou longos períodos em uma mesma posição, principalmente, os alongamentos devem ser realizados antes e depois do trabalho.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. dores nas costas sao quinta …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.