Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Doria propõe antecipar feriado de 9 de julho para aumentar isolamento

Placeholder - loading - Prédios em São Paulo 15/04/2020 REUTERS/Rahel Patrasso
Prédios em São Paulo 15/04/2020 REUTERS/Rahel Patrasso

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que encaminhará à Assembleia Legislativa proposta para antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a segunda-feira da próxima semana, na tentativa de aumentar o isolamento social da população em meio à pandemia de Covid-19.

O anúncio de Doria vem após o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciar no domingo que enviou à Câmara de Vereadores proposta para antecipar os feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, e da Consciência Negra, em 20 de novembro, para quarta e quinta-feira desta semana, com a decretação de um ponto facultativo na sexta.

A proposta de Covas foi aprovada nesta segunda-feira pela Câmara Municipal de São Paulo, em sessão extraordinária virtual, e segue para a sanção do prefeito, que poderá definir as novas datas por meio de decreto. A autorização para mudança dos feriados foi inserida em outro projeto que já tramitava na Câmara Muncipal sobre estímulo à contratação de mulheres integrantes do programa Tem Saída.

'Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados dos últimos 56 dias nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia', disse Doria no Palácio dos Bandeirantes.

Os índices de isolamento social durante os dias de semana têm ficado abaixo de 50% no Estado de São Paulo e entre este patamar e 55% aos fins de semana e feriados.

Autoridades de saúde apontam um isolamento de 70% como ideal para conter a propagação do vírus, que já infectou mais de 63 mil pessoas e matou 4.823 no Estado, embora admitam que um índice superior a 55% daria mais tempo para preparar o sistema de saúde para fazer frente à pandemia.

Também presente na entrevista, Bruno Covas disse que a taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) na capital está em 91%, índice que autoridades de saúde afirmam que acende uma 'luz amarela' para o sistema de saúde.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a taxa de ocupação de UTIs em todo o Estado está em 69,8%, e na região metropolitana da capital em 89,3%.

Doria disse que recomendará a outras prefeituras do Estado, especialmente da Grande São Paulo, que também proponham às respectivas Câmaras de Vereadores a antecipação de feriados.

(Por Eduardo Simões)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira em todo o Brasil. Os candidatos podem distribuir materiais gráficos, promover comícios e fazer propaganda na internet, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno de votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomará posse na noite de hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Sucessor do ministro Edson Fachin, Moraes terá um mandato de dois anos. Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski, assumirá como vice.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataques hackers a sistemas do governo federal. Eles teriam atuado na derrubada do ConecteSUS, plataforma de emissão do Certificado Nacional de Vacinação, no fim do ano passado. Segundo a PF, os envolvidos integram uma organização transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza contra entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do processo seletivo para o segundo semestre do Fies. A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Único de Acesso. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações das inscrições entre amanhã e sexta-feira.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. doria propoe antecipar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.