Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dormir mais nos fins de semana não compensam noites mal dormidas

O recomendado, segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, é que jovens adultos durmam entre sete e oito horas por noite.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dormir mais nos fins de semana não compensam noites mal dormidas"

Publicada em  

Você costuma compensar a falta de horas dormidas nos dias úteis durante o final de semana? Segundo um estudo da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, esse hábito pode causar danos ao cérebro.

O estudo demonstrou que períodos de sono irregulares, especialmente em pessoas jovens, podem deteriorar a função cognitiva, além de afetar a atenção e a criatividade. O costume de postergar o sono pode causar até mesmo ansiedade e depressão, de acordo com informações do site Daily Mail.

No estudo, os pesquisadores analisaram os padrões de sono de 28 estudantes através do monitoramento do ciclo atividade-repouso do corpo humano. Os resultados mostraram que 79 por cento dos participantes dormiam menos de sete horas em, no mínimo, três noites por semana.

Os participantes também participaram de testes cognitivos, um no início do estudo e outro no final, nos mesmos horários, que avaliavam seus níveis de criatividade e atenção.

“O que chamamos de criatividade é, muitas vezes, a capacidade das pessoas de ver o elo entre as coisas que, à primeira vista, parecem não estar relacionadas”, explicou Michael Scullin, diretor de neurociência e cognição do sono da Universidade Baylor, ao Daily Mail.

Segundo a autora da pesquisa, Elise King, professora de design na Universidade Baylor, de onde foram recrutados os estudantes, existe um mito de que as ideias criativas ocorrem no meio da noite e, por isso, muitos viram a madrugada estudando.

“Vimos as consequências desse tipo de pensamento: ansiedade, depressão e outras questões da saúde mental. Sem falar os perigos de dirigir tendo o sono privado“, completou.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dormir mais nos fins de semana

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.