Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Duas cientistas vencem Nobel de Química por pesquisa com genoma

    Placeholder - loading - Microbiologista francesa Emmanuelle Charpentier e professora norte-americana Jennifer Doudna posam para foto em Oviedo, na Espanha em 2015 21/10/2015 REUTERS/Eloy Alonso
    Microbiologista francesa Emmanuelle Charpentier e professora norte-americana Jennifer Doudna posam para foto em Oviedo, na Espanha em 2015 21/10/2015 REUTERS/Eloy Alonso

    Publicada em  

    Atualizada em  

    ESTOCOLMO/BERLIM (Reuters) - Duas cientistas receberam o Prêmio Nobel de Química de 2020 nesta quarta-feira por criarem uma 'tesoura genética' que consegue reescrever o código da vida, contribuindo para novas terapias de câncer e criando a perspectiva de curar doenças hereditárias.

    A francesa Emmanuelle Charpentier e a norte-americana Jennifer Doudna dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares) por desenvolverem a ferramenta CRISPR/Cas9, que edita o DNA de animais, plantas e micro-organismos com precisão.

    'A capacidade de cortar o DNA onde se quiser revolucionou as ciências da vida', disse Pernilla Wittung Stafshede, da Academia Real de Ciências da Suécia, na cerimônia de premiação.

    Charpentier, de 51 anos, e Doudna, de 56 anos, se tornaram a sexta e a sétima mulheres a receberem um Nobel de Química, juntando-se a Marie Curie, que venceu e 1911, e mais recentemente Frances Arnold, em 2018.

    É a primeira vez desde 1964, quando a britânica Dorothy Crowfoot Hodgkin ganhou o prêmio sozinha, que nenhum homem aparece entre os vencedores do Nobel de Química.

    Charpentier, da Unidade Max Planck de Ciência de Patógenos, disse aos jornalista em Berlim que estava 'extremamente comovida e extremamente emocionada' com a honraria, que foi totalmente surpreendente, embora ela tivesse sido apontada como uma candidata.

    O primeiro Nobel conquistado por duas mulheres mostrou como 'a ciência se torna mais moderna e desenvolve mais líderes femininas', disse ela.

    Doudna já está usando a CRISPR na luta contra o coronavírus na condição de cofundadora da startup de biotecnologia Mammoth, que se uniu à GlaxoSmithKline para desenvolver um teste de detecção de infecções.

    'O que começou como um projeto fundamentalmente de descoberta motivado pela curiosidade agora se tornou a estratégia pioneira usada por incontáveis pesquisadores que trabalham para ajudar a melhorar a condição humana', disse Doudna em um comunicado.

    O caminho da descoberta ao prêmio levou menos de uma década --um período relativamente curto para os padrões do Nobel.

    Embora a CRISPR fosse considerada uma concorrente ao prêmio de Química, também surgiram receios de que a tecnologia confira aos cientistas poderes quase divinos e possa ser mal empregada, por exemplo na criação de 'bebês por encomenda'.

    'O poder enorme desta tecnologia significa que precisamos usá-la com grande cuidado', disse Claes Gustafsson, presidente do Comitê de Química do Nobel.

    (Reportagem adicional de Simon Johnson, Anna Ringstrom, Supantha Mukherjee, Colm Fulton, Johannes Hellstrom e Daniel Trotta)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia Miley’s New Year’s Eve Party: O especial de fim de ano da NBC

    Miley’s New Year’s Eve Party: O especial de fim de ano da NBC

    A próxima véspera de ano novo será marcada pela inédita exibição do programa de ano novo da emissora americana NBC guiada por Miley Cyrus na companhia do ator Pete Davidson, de Saturday Night Live. O já aguardado programa está sendo produzido por ninguém menos que o canadense Lorne Michaels, detentor de múltiplos emmys e também criador do Saturday Night Live.



    Ambos artistas já estão acostumados com a casa NBC, Pete pelo SNL e Miley por ter ocupado uma das cadeiras do "The Voice". Assim, a ligação entre Miley e a emissora estão cada vez mais densas por conta de um acordo fechado com ambas sobre programas de talento e desenvolvimento a produzir.

    Outros palcos importantes de premiações e shows também receberam Miley como apresentadora, tal como o Video Music Awards (VMA) da MTV em 2015. O evento anual de artistas globais ganhou uma nova cara com a animação de Cyrus do início ao fim e cada mudança de outfits icônicos que ela vestia naquela noite. 

      - Top Gun: Descubra qual música combina com cada personagem

    O jeito único de ser com as pessoas cheio de descontração e brincadeiras, com certeza marcaram a cerimônia da emissora no dia 30 de agosto, produzida no Microsoft Theater localizado em Los Angeles na Califórnia. 



    O próximo palco que estará presente, "Miley's New Year's Eve Party" está programado para ser exibido às 22:30 e durará até 00:30. Os preparativos da produção já antecedem a participação de vários convidados com algumas apresentações importantes que marcarão a noite, tornando a virada do ano de 2022 inesquecível. A line-up de participantes ainda não foi definida, mas dado a amplitude do programa, grandes nomes da música estão programados para estar no especial.



    Ambos apresentadores também são atores gigantes em programas de TV os quais alguns existem até hoje como Pete em "SNL", um dos mais duradouros shows da televisão americana e Miley em "Hannah Montana" que não precisa de comentários pela sua fama mundial. Por isso, os dois artistas já se conheciam anteriormente por conta de algumas das participações especiais da atriz no show em que ele faz parte do elenco. Pelo vínculo amigável já estabelecido entre os dois, a animação no palco em Miami está mais do que garantida pela dupla.

       - Britney Spears completa 40 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1

    O programa será transmitido pela própria emissora NBC na noite da véspera e do mesmo modo, poderá ser assistido pela transmissão no Peacock, um plataforma de streaming de vídeo por assinatura da NBC Universal lançada no ano passado. 

    Com a energia própria de Miley Cyrus e a multidão de fãs que carrega consigo nacionalmente e fora de seu país, pessoas do mundo todo a esperam para passar a mudança de ano juntos em uma noite especial com músicas, apresentações e festas. Como a própria cantora publicou em seu instagram na última quarta-feira: “O prazer de sua presença é requisitado”, como incentivo a acompanharmos a comemoração com ela. 



    Então, anotem em suas agendas, calendários e post-its para não esquecer dessa esperada comemoração na mudança de ano com apresentações que marcarão o encerramento de um novo ciclo e claro, acrescido de muita diversão e talento por Miley. 

     

    Veja também:

    Shawn Mendes lança single “It’ll be okay”

    #TBT: nesta semana, em 1965, The Who lançou “My Generation”

     

    3 H
    1. Home
    2. noticias
    3. duas cientistas vencem nobel …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.