Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'É como estar no inferno': Chile lamenta mais de 120 mortos em devastadores incêndios florestais

Placeholder - loading - Restos de casas queimadas após a propagação de incêndios florestais em Viña del Mar 05/02/2024 REUTERS/Rodrigo Garrido
Restos de casas queimadas após a propagação de incêndios florestais em Viña del Mar 05/02/2024 REUTERS/Rodrigo Garrido

Publicada em  

Por Alexander Villegas e Jorge Vega

VIÑA DEL (Reuters) - O Chile iniciou um período de luto de dois dias nesta segunda-feira pelos 122 mortos até o momento pelos incêndios florestais mais fatais da história recente do país sul-americano, enquanto autoridades continuavam a combater as chamas alimentadas por altas temperaturas e ventos fortes.

Os incêndios que eclodiram na região central do Chile no final da semana passada ganharam força no fim de semana e devastaram partes das cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso. Centenas de pessoas continuam desaparecidas e cerca de 14.000 casas foram danificadas.

Imagens de drones feitas pela Reuters na área de Viña del Mar mostraram bairros inteiros carbonizados, com moradores vasculhando escombros de casas queimadas onde os telhados de ferro haviam desabado. Nas ruas, carros queimados estavam espalhados pelas estradas.

'De uma hora para outra, o fogo chegou ao Jardim Botânico. Em dez minutos o fogo já estava sobre ele', disse à Reuters no fim de semana a moradora de Viña del Mar Jesica Barrios, que perdeu sua casa nos incêndios.

'Havia fumaça, o céu ficou preto, tudo estava escuro. O vento parecia um furacão. Era como estar no inferno.'

Na noite de domingo, o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, disse que ainda havia 165 incêndios ativos, em comparação aos 154 do sábado.

Um toque de recolher foi imposto nas áreas mais afetadas e o Exército foi enviado para ajudar os bombeiros a impedir a propagação das chamas.

Monsalve espera que as temperaturas um pouco mais baixas e a cobertura de nuvens podem ajudar as autoridades a apagar os incêndios nos próximos dias.

O Chile, a Argentina e outras áreas do 'cone sul' da América do Sul enfrentam uma severa onda de calor que, segundo especialistas, vi se tornar mais comum durante os meses de verão do hemisfério sul devido às mudanças climáticas.

O clima extremo no Chile também foi exacerbado pelo fenômeno El Niño, que aquece o Oceano Pacífico.

(Reportagem de Alexander Villegas e Jorge Vega)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. e como estar no inferno chile …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.