Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

É lamentável que crises sejam criadas como cortina de fumaça para problemas do país, diz Pacheco

Placeholder - loading - 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quarta-feira, sem citar um caso específico, a atitude de se criar crises para desviar a atenção do que considera os reais problemas do país.

As declarações do presidente do Senado, que aproveitou para fazer uma defesa da institucionalidade, do respeito ao Estado Democrático de Direito e à Constituição, ocorre em meio a uma crise entre os Poderes da República tendo como protagonistas, de um lado, o presidente Jair Bolsonaro e um de seus aliados no Congresso, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), e de outro o Supremo Tribunal Federal (STF).

'Infelizmente os atritos têm acontecido com certa regularidade no Brasil. Isso não é bom', disse o presidente do Senado e do Congresso Nacional a jornalistas, defendendo o 'diálogo' e a 'pacificação'.

'É lamentável que crises sejam criadas a todo instante, até como cortina de fumaça para os verdadeiros problemas do Brasil.'

O senador também defendeu que seja repudiado 'de maneira muito veemente' qualquer 'arroubo antidemocrático'.

'Há um linha que não se pode ultrapassar. Essa linha é o Estado Democrático de Direito', disse Pacheco.

'Quem não tiver essa disposição de buscar soluções a problemas do Brasil, no futuro vai ser tratado como traidor da pátria', acrescentou.

Na última semana, o deputado Daniel Silveira foi condenado pelo STF pelos crimes de coação no curso do processo e atentado ao Estado Democrático de Direito, ao proferir discursos de incentivo à violência com ataques à Justiça e a ministros da corte. O deputado recebeu pena de 8 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de multa e da perda do mandato parlamentar.

Decreto editado no dia seguinte por Bolsonaro concedeu 'graça constitucional' ao parlamentar, e a esse ato seguiram-se manifestações do presidente e de seus aliados em defesa do parlamentar, acirrando o clima já tensionado com o Judiciário.

Ainda que Pacheco não tenha se referido explicitamente a qualquer situação, sua fala também é externada no dia em que foi divulgada a maior inflação para abril medida pelo IPCA-15 em quase 30 anos, puxado em grande parte pela alta dos combustíveis, ultrapassando os 12% no acumulado em 12 meses. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15)teve em abril alta de 1,73%.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. e lamentavel que crises sejam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.