Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ecom mira aumentar vendas de energia contratando mil agentes autônomos

Placeholder - loading - Usina solar em Manaus 23/08/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Usina solar em Manaus 23/08/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Ecom Energia, uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, planeja ampliar sua força de vendas com a seleção e treinamento de mil agentes autônomos, visando capturar para sua base de clientes parte dos cerca de 100 mil consumidores que estarão aptos a migrar para o mercado livre a partir de janeiro de 2024.

O plano da comercializadora é aumentar sua capilaridade em todo o país com agentes parceiros, que passarão por uma formação educacional, gratuita e digital, sobre o mercado livre de energia para poder atrair pequenos consumidores, como supermercados e padarias, para os serviços de energia da Ecom.

À Reuters, o co-CEO e fundador da Ecom, Márcio Sant'Anna, destacou a importância de ações educacionais para ampliar o conhecimento de todos os consumidores do país sobre o 'ambiente de contratação livre', em um momento em que a liberalização do mercado começa a avançar.

A partir de 2024, todos os consumidores ligados em alta tensão estarão aptos a contratar sua energia, a preços e condições negociadas diretamente com geradores e comercializadores, no chamado 'ACL', hoje restrito principalmente a grandes empresas e indústrias.

A expectativa é que a abertura do mercado continue avançando nos próximos anos, até chegar aos consumidores residenciais --o que deverá trazer mudanças comerciais importantes para empresas que vendem energia, como comercializadoras e geradoras.

'O mercado vai passar pelo mesmo modelo que passamos há 20 anos (quando o mercado livre foi criado para grandes clientes), vamos ter que 'catequizar' 106 mil clientes (para 2024)', disse Sant'Anna.

O público-alvo da Ecom para esses mil postos de agentes autônomos são profissionais que tenham alguma familiaridade com o setor de energia, como eletricistas em geral e instaladores de sistemas solares e outros equipamentos.

A ideia é que, ao tornar-se um agente da Ecom, esses profissionais consigam uma renda extra, com comissões que podem chegar até 50 mil reais por um único contrato, segundo estimativas da comercializadora.

Com a maior força de vendas, a comercializadora pretende fechar este ano com um portfólio de 40 megawatts (MW) médios de energia vendida no 'varejo' do setor elétrico. O volume ainda é baixo se comparado às transações feitas pela empresa no 'atacado', para grandes clientes do setor elétrico, que chegam a 700 MW médios.

Até 2027, o objetivo da comercializadora é ter 15% do mercado livre varejista, o que significa entre 15 mil e 20 mil clientes, com 300 MW médios negociados.

Segundo o co-CEO da Ecom, a empresa já vem trabalhando desde o início deste ano para começar a migrar novos clientes a partir de janeiro de 2024. Atualmente, já são 100 clientes 'varejistas' que aguardam os trâmites da migração.

'Agora é exponencial, no segundo semestre vai acontecer uma explosão, com os nossos novos agentes', avaliou.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ecom mira aumentar vendas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.