Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Economia da Alemanha está presa em marcha lenta, dizem institutos

Economia da Alemanha está presa em marcha lenta, dizem institutos

Reuters

11/12/2025

Placeholder - loading - Vista de Frankfurt, Alemanha 27/02/2024.  REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo
Vista de Frankfurt, Alemanha 27/02/2024. REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo

Por Maria Martinez

BERLIM, 11 Dez (Reuters) - A economia da Alemanha se estabilizou mas continua presa em uma fase de crescimento fraco, com a expectativa de impulso limitado da expansão fiscal planejada a partir do próximo ano, disseram três institutos econômicos alemães nesta quinta-feira.

O Instituto Ifo reduziu sua previsão de crescimento de 2025 a 2027, esperando expansão de 0,1% para este ano, ante 0,2% anteriormente.

Ele prevê crescimento de 0,8% no próximo ano e de 1,1% em 2027, reduzindo em 0,5 ponto percentual as previsões para ambos os anos.

'A economia alemã está se adaptando apenas lentamente e com muito custo à mudança estrutural por meio da inovação e de novos modelos de negócios', disse Timo Wollmershaeuser, chefe de previsões da Ifo.

Ele acrescentou que as empresas, e as start-ups em particular, estão sendo prejudicadas pela burocracia e por uma infraestrutura ultrapassada.

As tarifas dos Estados Unidos continuam a ter um impacto notável sobre o setor de exportação alemão. De acordo com as previsões do Ifo, as tarifas mais altas reduzirão o crescimento em 0,3 ponto percentual em 2025 e em 0,6 ponto em 2026.

O Instituto Kiel prevê expansão de 1,0% no próximo ano na maior economia da Europa, abaixo da previsão anterior de 1,3%. Ele estima ainda alta de 1,3% em 2027, de 1,2% antes.

A previsão para este ano é de um crescimento de apenas 0,1%, após dois anos de contração econômica.

O Instituto Kiel disse que as fortes taxas de crescimento gerais em 2026 e 2027, impulsionadas em parte pelo estímulo do governo e por mais dias de trabalho, vão mascarar as condições subjacentes persistentemente fracas.

'Ainda não se vislumbra uma recuperação autossustentável', disse o relatório.

Na mesma linha, o Instituto Leibniz de Pesquisa Econômica RWI reduziu nesta quinta-feira sua perspectiva de crescimento para 2026 e alertou que Berlim está implementando investimentos públicos mais altos em infraestrutura de forma muito lenta para compensar a demanda fraca e a queda do investimento privado.

O grupo de pesquisa econômica espera que a economia da Alemanha cresça apenas 0,1% em 2025, seguido por um crescimento de 1,0% em 2026 e de 1,4% em 2027. Anteriormente, o RWI esperava crescimento de 0,2% para este ano e de 1,1% para o próximo.

O estímulo esperado do fundo especial de 500 bilhões de euros para infraestrutura e neutralidade climática ainda não se concretizou, disse o instituto.

'Quanto mais tarde eles chegarem e quanto mais as reformas fundamentais não se concretizarem, maiores serão os danos à economia alemã', disse Torsten Schmidt, economista-chefe do RWI.

A economia alemã estagnou no terceiro trimestre e, de acordo com o RWI, não há sinais claros de uma mudança até o final do ano.

(Reportagem de Maria Martinez)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.