Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EDP vê 4º tri forte e eleva previsão de lucro

Placeholder - loading - Ilustração de marca da EDP 9/12/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração de marca da EDP 9/12/2022 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Sergio Goncalves

LISBOA (Reuters) - A companhia portuguesa de energia EDP melhorou sua previsão de lucro para o ano inteiro nesta sexta-feira, esperando manter um forte desempenho no quarto trimestre com uma recuperação contínua na geração hidrelétrica e ganhos adicionais com a rotação de ativos.

A empresa agora espera que seu lucro recorrente termine o ano entre 1,2 bilhão de euros (1,29 bilhão de dólares) e 1,3 bilhão de euros, acima dos 1,1 bilhão de euros estimados anteriormente.

A EDP divulgou na quinta-feira um salto de 83% no lucro líquido dos nove meses de 2023, para 946 milhões de euros, com o lucro recorrente dobrando para cerca de 1,03 bilhão de euros, graças à maior produção hidrelétrica na Península Ibérica e à contabilização de mais ganhos da unidade brasileira após a aquisição de 100% de seu capital.

Este foi o primeiro trimestre em que a companhia portuguesa consolidou totalmente a EDP Brasil depois de fechar capital da subsidiária, em operação de cerca de 1 bilhão de euros para compra de participação de minoritários realizada neste ano que visava simplificar sua estrutura empresarial e acelerar o crescimento dos negócios no Brasil.

As ações da EDP subiram 3,25% nesta sexta-feira, com base nos resultados e na melhoria das perspectivas.

Os ganhos com a atividade de rotação de ativos renováveis -- na qual a EDP vende usinas renováveis mais antigas, captura valor e investe em novos ativos com maior valor agregado -- cresceram 38%, para 393 milhões de euros, e também ajudaram os resultados.

O CEO Miguel Stilwell afirmou que a EDP registrou 'resultados sólidos e tem perspectivas positivas para o quarto trimestre, impulsionados pela recuperação na Península Ibérica e pela execução da rotação de ativos melhor do que o esperado', o que deve continuar a mais do que compensar o impacto do aumento das taxas de juros e da inflação.

'Estamos muito confiantes para o restante de 2023... também apoiados por uma melhor perspectiva do mercado de energia', disse ele em teleconferência.

Ele disse que, após uma severa seca no ano passado, suas represas em Portugal estavam agora 70% cheias, 16 pontos percentuais acima da média e em um máximo de 10 anos para esta época do ano.

Já no Brasil, a companhia portuguesa disse enxergar um fluxo de notícias positivas na área macroeconômica (juros e câmbio) e em assuntos do regulatórios do setor elétrico, a exemplo do novo ciclo tarifário na distribuidora do grupo em São Paulo e do processo para prorrogação das concessões de distribuição por mais 30 anos.

A EDP destacou ainda como positiva a assinatura da venda de 80% de sua fatia na termelétrica de Pecém, usina de 720 megawatts (MW) movida a carvão mineral, em movimento alinhado à sua estratégia de abandonar a fonte de energia poluente até 2025.

(Reportagem de Sergio Gonçalves)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. edp ve 4 tri forte e eleva …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.