Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

El Salvador inicia julgamento coletivo de quase 500 supostos líderes de gangues

Placeholder - loading - Torre de vigilância de setor penitenciário projetado para abrigar 40 mil presos, em Tecoluca, El Salvador 12/10/2023 REUTERS/Jose Cabezas
Torre de vigilância de setor penitenciário projetado para abrigar 40 mil presos, em Tecoluca, El Salvador 12/10/2023 REUTERS/Jose Cabezas

Publicada em  

SAN SALVADOR (Reuters) - El Salvador iniciou nesta quinta-feira um grande julgamento de quase 500 supostos líderes da gangue Mara Salvatrucha por mais de 37 mil crimes cometidos ao longo de uma década, informou a procuradoria-geral da nação da América Central.

Entre os acusados estão 24 chefões da MS-13, alguns com pedidos de extradição emitidos pelos Estados Unidos, informou a procuradoria. Eles são acusados de crimes como homicídio qualificado, sequestro e tráfico de armas.

'Cada crime cometido por membros da gangue teve de ser ordenado pelos líderes. A procuradoria-geral vai assegurar que esses criminosos paguem pelo sofrimento que causaram aos salvadorenhos por décadas', afirmou a procuradoria pela rede social X.

O julgamento é realizado de forma virtual, já que os acusados estão detidos em várias prisões. Alguns estão presos há anos, enquanto outros foram capturados durante o estado de emergência lançado pelo país em março de 2022.

O presidente, Nayib Bukele, fez do combate ao crime a marca de seu governo, e foi reeleito com facilidade no domingo em um momento em que suas políticas mostram popularidade entre os eleitores, apesar de grupos de defesa dos direitos humanos mostrarem preocupação com violações que teriam sido cometidas durante a detenção de cerca de 76 mil salvadorenhos, muitos sem o devido processo legal.

Em janeiro, o ministro da Segurança, Gustavo Villatoro, afirmou que uma audiência coletiva só ocorreria para os supostos líderes da gangue, não para os membros com menor hierarquia na organização.

(Reportagem de Nelson Renteria)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. el salvador inicia julgamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.