Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eleitores suíços aprovam maior controle de armas e evitam embate com UE

Placeholder - loading - Mulher em aula de tiro em Genebra, Suíça. 16/05/2019. REUTERS/Denis Balibouse
Mulher em aula de tiro em Genebra, Suíça. 16/05/2019. REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

ZURIQUE/GENEBRA (Reuters) - Os eleitores suíços concordaram neste domingo, por uma margem de quase dois para um, com a adoção de controles mais rígidos para armas, em linha com mudanças nas regras da União Europeia (UE), evitando assim confronto com Bruxelas.

A medida foi aprovada em referendo sob o sistema suíço de democracia direta por uma margem de 64% a 36%, mostraram resultados finais, mas ainda passíveis de ajustes.

As restrições --que se aplicam à Suíça porque o país faz parte de um sistema de fronteiras abertas sob o Tratado de Schengen, mesmo não sendo membro da União Europeia (UE)-- provocaram controvérsias entre os entusiastas de tiro antes da votação.

Não adotar as regras poderia ter forçado a Suíça a deixar o Tratado de Schengen e o sistema conjunto de Dublin para lidar com pedidos de refúgio.

Depois que militantes mataram dezenas de pessoas em Paris em 2015, a UE endureceu em 2017 as leis contra a compra de fuzis semiautomáticos, como os usados ??nesses ataques, e facilitou o rastreamento de armas em bancos de dados nacionais.

A proposta inicial da UE provocou protesto porque significou a proibição da tradição suíça de ex-soldados manterem seus fuzis de assalto.

Autoridades suíças negociaram concessões para veteranos e entusiastas de armas que participam dos inúmeros clubes de tiro do país, mas quaisquer restrições importadas da UE vão longe demais para ativistas de direita preocupados com a soberania suíça.

'Para mim, as novas obrigações ligadas à posse de armas não são tão restritivas, enquanto o risco de não se beneficiar das vantagens de Schengen é muito real', disse um funcionário de banco que se nomeou apenas como Philippe.

'Não tem nada a ver com chantagem, apenas a Suíça tem que se alinhar com um sistema do qual participa.'

Defensores dos direitos às armas reclamaram que as regras poderiam desarmar os cidadãos cumpridores da lei e impactar a herança e identidade nacionais da Suíça, que inclui uma população armada.

(Reportagem de Michael Shields e Marina Depetris)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eleitores suicos aprovam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.