Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletricidade chama a atenção em cortejo de casamento cubano

Placeholder - loading - Noivos optam por motocicletas elétricas em vez de limusines em meio à escassez de combustível em Cuba 27/12/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini
Noivos optam por motocicletas elétricas em vez de limusines em meio à escassez de combustível em Cuba 27/12/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini

Publicada em  

Por Mario Fuentes e Alien Fernandez

HAVANA (Reuters) - Os cortejos de casamento sobre rodas não são novidade ao longo da famoso via de passeio a beira-mar de Havana, o Malecón, mas nesta semana as motocicletas e scooters elétricas juntaram-se a uma tradição que no passado incluía carruagens puxadas por cavalos e carros vintage dos EUA.

O cortejo de um casal nesta quarta-feira foi um sinal dos tempos na Cuba comunista à medida que os residentes ganham recursos em meio a uma crise econômica que praticamente paralisou o transporte público, elevou os preços dos táxis e levou a longas filas para comprar gasolina.

A noiva, Daniley Aguiar, de 21 anos, disse que o casal era grande fã dos veículos elétricos, chamados de “motos”, e por isso o cortejo único foi “algo que sempre quis fazer”.

Seu noivo, Reinier López, 27 anos, disse que organizar um casamento dentro do orçamento não foi fácil, dados os desafios diários de escassez, inflação e deterioração dos serviços.

Os veículos elétricos de duas rodas decolaram com grande agitação nos últimos anos na ilha, com a ajuda do governo.

Os veículos importados são fortemente tributados, com exceção de motocicletas elétricas, scooters, ciclomotores e bicicletas, e o governo tem uma joint venture para montá-los no país com a chinesa Tianjin Motor Dies Co Ltd.

O governo informou que cerca de 100.000 veículos elétricos de duas rodas estavam em circulação no início de 2023.

Membro da BigCuba Electric Motorcycle Association, Alfredo Rodríguez, de 50 anos, disse que hoje em dia “às vezes é impossível encontrar transporte”.

As motos são um grande alívio, disse ele, já que o piloto “simplesmente carrega em casa e leva você aonde precisa ir”.

(Reportagem adicional de Marc Frank)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eletricidade chama a atencao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.