Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrosul diz que recorrerá após Aneel sugerir revogação de projeto de transmissão

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Eletrosul diz que recorrerá após Aneel sugerir revogação de projeto de transmissão"

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, disse em nota que vai recorrer após a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendar ao governo a revogação da concessão de um projeto de transmissão atribuído à companhia, em meio ao fracasso de negociações da estatal para transferir o controle do empreendimento à chinesa Shanghai Electric.

A estatal havia vencido uma licitação pelo projeto em 2014, mas começou a buscar parceiros ainda em 2016 devido à falta de recursos para tocar as obras, que envolveriam a construção de linhas de transmissão e subestações no Rio Grande do Sul orçadas em 4,1 bilhões de reais.

A Aneel chegou a dar aval às negociações entre Eletrosul e Shanghai no ano passado, mas depois de pedidos de mais tempo pelas empresas estabeleceu um prazo limite para a assinatura de um contrato definitivo vencido na última sexta-feira, quando os chineses oficializaram a desistência do negócio.

O regulador também determinou nesta terça-feira a abertura de um processo administrativo para executar garantias aportadas pela Eletrosul referentes ao projeto, conhecido como 'Lote A'.

'A Eletrosul esclarece que, em razão da importância estratégica do Lote A, a empresa ainda está estudando alternativas para a viabilização dos empreendimentos no Rio Grande do Sul. Adicionalmente, informa que apresentará recurso ao processo administrativo da Aneel', disse a Eletrosul em nota após questionamentos da Reuters.

A estatal não quis comentar os motivos que levaram a Shanghai a desistir da parceria e nem os motivos dos consecutivos atrasos nas tratativas com a empresa.

A recomendação da Aneel para que a concessão da Eletrosul seja revogada foi enviada ao Ministério de Minas e Energia. A intenção da agência é incluir o empreendimento em um próximo leilão de novos projetos de transmissão previsto para 20 de dezembro.

'Hoje, a Aneel está recomendando isso ao ministério mediante uma argumentação sólida e mediante também todo um processo, eu diria, de negociação e tolerância da agência. Se teve um caso em que a agência teve boa vontade, foi nesse caso, tudo que estava no nosso alcance para salvar o projeto, a gente exerceu', disse o diretor-geral da agência, André Pepitone.

Ele destacou que a prioridade do regulador agora é apressar o processo de busca por novos interessados em viabilizar a construção dos empreendimentos, vistos como importantes para escoar a produção de usinas eólicas no Sul e para o atendimento à demanda na região metropolitana de Porto Alegre.

Não foi possível contato com representantes da Shanghai Electric para comentar.

(Por Luciano Costa, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eletrosul diz que recorrera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.