Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Em estreia na Otan, Biden pretende reconstruir confiança quebrada por Trump

    Placeholder - loading - Joe Biden visita o Pentágono em Arlington REUTERS/Carlos Barria
    Joe Biden visita o Pentágono em Arlington REUTERS/Carlos Barria

    Publicada em  

    Por Phil Stewart e Idrees Ali e Robin Emmott

    WASHINGTON/BRUSSELS (Reuters) - A administração do presidente Joe Biden usará uma reunião da Otan nesta semana para iniciar o que se espera seja um esforço de anos para reconstruir a confiança com os aliados europeus abalados pela política externa 'América em Primeiro Lugar' de Donald Trump.

    Autoridades dos EUA, falando à Reuters em condição de anonimato antes do evento, disseram que o secretário de Defesa Lloyd Austin enfatizaria o compromisso dos EUA e o apreço pela aliança transatlântica após a hostilidade aberta de Trump.

    A reunião dos ministros da defesa da Otan, a ser realizada virtualmente em 17 e 18 de fevereiro, é o primeiro grande evento europeu desde a posse de Biden em 20 de janeiro. Biden fará comentários em uma reunião virtual do fórum de segurança de Munique em 19 de fevereiro.

    'A confiança é algo que não pode ser construído da noite para o dia, é algo que leva tempo. É preciso mais do que palavras. É preciso agir', disse um oficial de defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato para discutir os objetivos do governo para a reunião da Otan.

    Para ressaltar as opiniões de Biden sobre a Otan, a Casa Branca até fez uma rara iniciativa de divulgar um vídeo em 27 de janeiro da primeira conversa do presidente dos EUA com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na qual ele usou a palavra 'sagrado' para descrever o compromisso dos EUA à defesa coletiva.

    Ainda assim, Biden pode enfrentar uma batalha difícil na Europa, que viu Washington, com Trump, suspender seus compromissos, incluindo a retirada do acordo nuclear com o Irã e do acordo climático de Paris.

    A descrição de Trump da Otan como uma organização em crise, arrastada por membros retardatários, deixou muitos aliados europeus se sentindo exaustos.

    'Acabamos de passar quatro anos sem nos falar e o mundo é muito diferente de quatro anos atrás. Biden precisa fazer um grande conserto na Europa', afirmou um diplomata europeu.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. em estreia na otan biden …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.