Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em meio à rusga entre Guedes e Maia, governo cancela urgência pedida para reforma tributária

Placeholder - loading - Maia e Guedes durante entrevista em Brasília  11/8/2020 REUTERS/Adriano Machado
Maia e Guedes durante entrevista em Brasília 11/8/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro assinou despacho nesta sexta-feira que cancela urgência pedida previamente para a tramitação da reforma tributária enviada ao Congresso em julho, um dia após novas rusgas entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), virem a público.

Questionado sobre a razão para a decisão, o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, indicou que isso ocorreu num contexto de priorização do diálogo, mas destacou que o governo segue vendo a reforma como 'importantíssima', já que aumentará o crescimento potencial do país e a eficiência econômica.

'É parte do diálogo nesse processo', disse ele, em coletiva de imprensa.

Mais tarde, Waldery afirmou, via assessoria de imprensa, que a urgência trancaria a pauta e causaria 'pressão desnecessária' na discussão sobre o tema, que continua prioritário, mas segue ritmo próprio na comissão mista da reforma tributária.

O cancelamento vem após Maia ter afirmado na noite da véspera que está encerrado o diálogo com Guedes, aproveitando para elogiar a interlocução política com o Planalto.

À GloboNews, o presidente da Câmara disse na quinta-feira que não tem conversado com Guedes e que o ministro teria proibido a equipe econômica de falar com ele, citando cancelamento de almoço que teria com o chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais, Esteves Colnago, e com o secretário do Tesouro, Bruno Funchal.

'Os secretários foram proibidos de ir à reunião. Então o que eu decidi é que a relação da Presidência da Câmara será com o ministro Ramos e o ministro Ramos conversa com a equipe econômica para não criar constrangimento mais para ninguém', afirmou Maia, em referência ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Segundo a Reuters apurou, Guedes tem dito a interlocutores que está em curso uma nova fase de atuação do governo no Congresso, já que agora o presidente Jair Bolsonaro possuiria base e articulação política. Por essa ótica, a decisão não seria pessoal, mas funcional. E o novo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), é que faria essa ponte.

A relação entre Guedes e Maia já passou por altos e baixos, apesar de o presidente da Câmara ressaltar com frequência seu comprometimento com a agenda econômica.

A indisposição foi escancarada em abril, quando a Câmara, com a benção de Maia, aprovou um formato de auxílio a Estados e Municípios para o combate à crise do coronavírus que foi diametralmente contra o modelo defendido por Guedes.

O ministro então buscou uma aproximação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e conseguiu emplacar no Congresso a transferência de um valor fixo aos entes regionais, no lugar de uma compensação integral pela perda de arrecadação medida sobre o ano anterior.

No fim das contas, o recolhimento de impostos de Estados e municípios acabou sendo menos afetado pela crise do que o estimado, com muitos entes recebendo uma cobertura maior da União em relação às perdas tributárias efetivamente sofridas.

A proposta de reforma tributária do governo contempla a união de PIS e Cofins em um único imposto sobre valor agregado (IVA), a chamada Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%. Essa é a primeira perna da reforma, sendo que a equipe econômica já sinalizou a intenção de também mexer no IPI, no Imposto de Renda e na desoneração da folha de pagamento.

Já tramitam no Congresso propostas de simplificação tributária que também envolvem a criação de um IVA, mas com escopo mais amplo, abarcando também impostos de competência municipal e estadual. São as propostas de emenda à Constituição 45, na Câmara, e 110, do Senado, sendo esta última ainda mais abrangente.

Nesta semana, Maia disse que a comissão da reforma tributária deverá votar a proposta em outubro.

Questionado sobre quando o governo enviará suas propostas acerca dos temas ainda não abordados, Waldery afirmou que a decisão é de responsabilidade da Receita Federal e do ministro Guedes.

Mais cedo nesta semana, o ministro da Economia chegou a avaliar que a reforma tributária ainda não estava madura, ao passo que a reforma administrativa tinha aproveitado uma janela para ser encaminhada aos parlamentares.

'A política vai dando o timing. Deu o timing perfeito agora da reforma administrativa, ela estava madura e entrou. A tributária ainda não está madura, está amadurecendo, está quase madura', disse Guedes durante audiência virtual em comissão do Congresso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em meio a rusga entre guedes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.