Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em posse na Educação, Ribeiro diz ter compromisso com Estado laico apesar de formação religiosa

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro  06/03/2020 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro 06/03/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em discurso na cerimônia de posse, nesta quinta-feira, que assume o cargo consciente dos preceitos constitucionais do Estado laico e do ensino público, apesar das convicções religiosas, e prometeu abrir um grande diálogo com o setor para tentar melhorar a qualidade do ensino no país.

'Conquanto tenha formação religiosa, meu compromisso, que assumo hoje ao tomar posse, está bem firmado e bem localizado em valores constitucionais da laicidade do Estado e do ensino publico', disse Ribeiro, que é pastor evangélico.

Ribeiro é o quarto nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Ministério de Educação desde o início do governo, e sua posse encerra um vazio de quase um mês sem um ministro empossado desde que Abraham Weintraub deixou o cargo, em 18 de junho, em meio a polêmicas com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de Weintraub, que foi indicado para um posto no Banco Mundial, o colombiano Ricardo Vélez Rodríguez ficou no cargo pouco mais de três meses.

Carlos Alberto Decotelli chegou a ser nomeado como substituto de Weintraub no fim do mês passado, mas não chegou a tomar posse após a revelação de inconsistências em titulações do seu currículo acadêmico.

O novo ministro disse ter estudado a vida inteira, com exceção do ensino superior, em escola pública, e assumiu o compromisso de seguir a orientação do presidente de dar atenção ao ensino das crianças e ao ensino profissionalizante.

'Queremos abrir um grande diálogo para ouvir os acadêmicos e educadores que, como eu, estão entristecidos com o que vem acontecendo com a educação no nosso país', afirmou, acrescentando que o ensino profissionalizante é uma ponte para o mercado de trabalho.

Em participação remota na cerimônia de posse do ministro, uma vez que segue em isolamento no Palácio da Alvorada após ter testado positivo para a Covid-19 na semana passada, Bolsonaro elogiou o que chamou de capacidade de diálogo de Ribeiro, e disse que ele poderá escolher 'pontualmente' alguns auxiliares.

'Você terá como pontualmente colocar gente ao teu lado com o mesmo espírito como o teu. Se bem que pode ter certeza que boa parte do ministério pensa como você', disse o presidente. A palavra 'pontualmente' pode ser vista como uma indicação de que Ribeiro não terá liberdade total na pasta.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em posse na educacao ribeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.