Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Emir do Catar participa de negociações no Egito por fim da violência em Gaza

Placeholder - loading - Presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, se reúne com emir do Catar,  Tamim bin Hamad Al Thani, no Cairo 10/11/2023 Presidência do Egito/Divulgação via REUTERS
Presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, se reúne com emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, no Cairo 10/11/2023 Presidência do Egito/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Mohamed Wali e Ahmed Mohamed Hassan

CAIRO (Reuters) - Líderes do Catar e do Egito se reuniram no Cairo nesta sexta-feira, na esperança de mediar uma redução da escalada de violência na Faixa de Gaza e discutir o fornecimento de ajuda humanitária e a libertação de reféns israelenses.

As conversas entre o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e o emir Tamim bin Hamad Al Thani discutiram esforços intensificados para alcançar um cessar-fogo em Gaza e a entrega de quantidades suficientes de ajuda humanitária a seus 2,3 milhões de residentes sitiados, disse um comunicado do gabinete de Sisi.

O Catar disse que foram discutidos “esforços conjuntos para parar a agressão contra Gaza, reduzir a escalada e trazer ajuda humanitária urgente”.

Três fontes de segurança egípcias disseram nesta sexta-feira que as negociações destinadas a garantir uma trégua nas áreas do norte de Gaza designadas por Israel avançaram, mas que nenhum acordo foi alcançado sobre o número de reféns e prisioneiros a serem libertados por cada lado.

O Catar e o Egito exigem garantias para o regresso dos civis deslocados ao norte de Gaza como condição para qualquer acordo que ajudarem a mediar, disseram as fontes.

A visita do emir do Catar ocorre um dia depois de o primeiro-ministro do Catar se reunir com os chefes da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) e da agência de espionagem israelense Mossad em Doha para discutir os parâmetros de um acordo para a libertação de reféns e uma pausa nos combates entre Israel e o Hamas.

O Catar, onde estão vários líderes políticos do Hamas, tem liderado a mediação entre o grupo militante palestino e autoridades israelenses para a libertação de mais de 240 reféns feitos por militantes do Hamas em 7 de outubro, em um ataque no qual Israel afirma que 1.400 pessoas foram mortas.

(Reportagem de Mohamed Wali, Ahmed Mohamed Hassan, Nayera Abdallah e Nadine Awadalla)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. emir do catar participa de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.