Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Empresa desenvolve roupa que pode substituir bengalas e andadores

Pesquisadores tem se debruçado para criar soluções para o público idoso.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Empresa desenvolve roupa que pode substituir bengalas e andadores"

Publicada em  

O envelhecimento da população poderá ser a principal trasnformação do século 21, segungo a Organização das Nações Unidas (ONU), que estima que a população com 60 anos mais que dobre até 2050.

E devido a essa mudança demográfica, a tecnologia vem avançando em busca de novas formas de auxiliar essa crescente faixa etária, cujo principal desafio é justamente a redução da mobilidade.

A redução da força muscular relacionada ao envelhecimento é uma condição que afeta a todos. Essa perda muscular é acelerada a partir dos 60 anos, em 0,5 por cento ao ano; aos 70, de 2 por cento ao ano; e aos 80, de 4 por cento.

Mas um tipo de tecnologia vestível pode ser uma solução. Desenvolvida pela Seismic (empresa ligada ao centro de pesquisa SRI International, nos Estados Unidos),ela é uma roupa leve e confortável é capaz de estimular a força muscular do usuário.

Os "músculos elétricos" da roupa, estimulados por pequenos motores, fazem contrações que simulam o funcionamento do corpo humano. Esses músculos elétricos são integrados à roupa na altura das articulações e funcionam como tendões no corpo humano.

Um computador e sensores integrados ao traje rastreiam o movimento do corpo. Um software informa quando ativar os "músculos" da vestimenta. Componentes como motores, bateria e um painel de controle são incorporados em pequenos hexágonos na parte inferior da roupa, projetados assim para oferecer conforto ao usuário.

Para que a roupa pareça elegante e seu funcionamento seja discreto, a Seismic fez uma parceria com o designer Yves Béhar. "O objetivo é desenvolver um produto que você realmente queira vestir e não que você precise vesti-lo", diz Béhar.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. empresa desenvolve roupa que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.