Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Empresária faz sucesso em setor masculino nos Camarões

Das 200 mil empresas registadas nos Camarões, menos de 3% das empresas têm liderança feminina

Publicada em  

Transcrito:

Local: Douala, Camarões

Audrey Chicot é a única mulher nos Camarões com uma empresa como essa. Ela montou esta fábrica, que produz peças industriais de metal, depois de que os seus colegas sugeriram que trabalhar na engenharia não era adequado para mulheres.

Audrey Chicot (Empreendedora): “Perguntei por que não havia mulheres ali, e disseram-me que as mulheres não tinham lugar na empresa. Eu insisti – mas eles disseram que não era adequado para mulheres. Eu disse: ‘Nesse caso, vou provar que uma mulher é capaz de fazer o trabalho’, porque não vejo razão para uma mulher não estar ali. Foi um desafio, de fato”.

Audrey fundou a sua empresa em 2000. Agora, fornece produtos a algumas das maiores empresas dos Camarões – de companhias petrolíferas a empresas marítimas locais. E isso gera cerca de 1 milhão de euros por ano. Aqui trabalha Cheriline Mbue. Ela é formada em engenharia de petróleo.

Cheriline Mbue (Estagiária): “Muitas coisas são feitas com caminhões. Muitas coisas são feitas com levantadores. Uma mulher pode realmente fazer manutenção, mecânica, e tudo que precisamos é de um cérebro, foco e determinação”.

Audrey é vital no planejamento e na execução de tarefas na sua fábrica. Mas nos Camarões, as mulheres lideram menos de 3% das empresas. Audrey pensou em criar uma empresa depois de estudar em França.

Audrey Chicot (Empreendedora): “Eu voltei para África porque percebi que a industrialização é chave para sermos verdadeiramente independentes. A independência não é política, é industrial e económica. Pode ter independência política, como temos tido por mais de 60 anos, e mesmo assim não alcançar mais nada".

As mulheres nos Camarões ainda enfrentam enormes desafios para abrir empresas. Mas algumas, como Audrey, estão a quebrar barreiras e abrir caminhos.

Veja também:

O primeiro avião comercial totalmente elétrico

Barcos elétricos: Luxo e diversão com sustentabilidade

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. empresaria faz sucesso em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.