Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Enel não descarta pedir antecipação da renovação da concessão e revisão tarifária no Rio

Placeholder - loading - Sede da Enel na Itália 5/02/2020 REUTERS/Flavio Lo Scalzo
Sede da Enel na Itália 5/02/2020 REUTERS/Flavio Lo Scalzo

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, afirmou nesta sexta-feira que um pedido de antecipação da renovação da concessão da distribuidora de energia no Rio de Janeiro e uma nova revisão tarifária não podem ser descartados, considerando que a companhia lida com furtos e perdas no Estado.

Na baixa tensão, as perdas chegam a 30%, comentou ele.

'Essas questões precisam ser consideradas pelo poder concedente no âmbito do processo de renovação da concessão no Rio', afirmou presidente da Enel no Brasil.

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia lançou as diretrizes das renovação da concessão das distribuidoras espalhadas pelo país.

'Aqui no Rio é importante ter espaço para discutir temas específicos da nossa concessão. Tem desafios como segurança e perdas, e com renovação vamos aproveitar para essa reflexão', disse a jornalistas em evento do Lide.

'Tivemos uma revisão tarifária que já reconheceu uma parte do problema e achamos útil seguir na discussão... pode ser (uma antecipação da concessão e uma revisão). Não descartamos isso', adicionou ele.

A concessão no Rio de Janeiro, que atende 66 cidades e aproximadamente 3 milhões de clientes, vence em 2026.

O executivo da Enel segue a mesma lógica da Light, que também enfrenta dificuldades operacionais particulares no Rio de Janeiro, como furtos de energia e inadimplência nas chamadas Áreas de Severas Restrições à Operação (ASRO) dominadas por milícias e traficantes.

A Light também busca que ter um tratamento diferenciado na renovação da concessão.

Segundo o executivo da Eneel, as áreas de risco na região da concessão cresceram cerca de 700% nos últimos 10 a 15 anos.

Em comentário sobre a renovação das concessões de distribuição de energia, o ministro de Minas E Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira que as diretrizes que serão lançadas deverão 'servir a todos'.

(Por Rodrigo Viga Gaier; com reportagem adicional de Letícia Fucuchima em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. enel nao descarta pedir …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.