Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Enviado de paz da ONU e Egito trabalham para restaurar calma ao longo da cerca de Gaza

Placeholder - loading - Militares israelenses fazem patrulha na Cisjordânia ocupada   3/7/2023    REUTERS/Ronen Zvulun
Militares israelenses fazem patrulha na Cisjordânia ocupada 3/7/2023 REUTERS/Ronen Zvulun

Publicada em  

Por Nidal al-Mughrabi

GAZA (Reuters) - Mediadores internacionais intensificaram esforços para evitar uma nova rodada de confrontos armados entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, em meio a uma escalada de protestos violentos ao longo da fronteira.

“As Nações Unidas estão conversando e trabalhando com todos os envolvidos para melhorar a vida das pessoas em Gaza, especialmente as mais vulneráveis”, disse o enviado de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Oriente Médio, Tor Wennesland, na plataforma de rede social X nesta quarta-feira, um dia depois de se encontrar com autoridades do Hamas em Gaza.

“A situação dentro da Faixa é terrível e devemos evitar outro conflito que terá graves consequências para todos. O povo de Gaza já sofreu o suficiente e merece mais do que um regresso à calma.”

Um diplomata regional disse que o Egito, que mediou inúmeras tréguas entre Israel e militantes de Gaza no passado, também intensificou os seus esforços para evitar um deslizamento a uma nova guerra.

Os palestinos em Gaza realizaram protestos ao longo da cerca da fronteira durante quase duas semanas, rompendo com um período de relativa calma.

Os habitantes de Gaza dizem protestar contra questões que incluem o tratamento dispensado aos prisioneiros palestininos nas prisões israelenses e as visitas de judeus ao complexo da mesquita de Al Aqsa, um local sagrado tanto para muçulmanos como para judeus, que o conhecem como o Monte do Templo.

Jovens atiraram pedras e improvisaram dispositivos explosivos contra as tropas de Israel, que responderam abrindo fogo, matando um palestino e ferindo dezenas de outros.

(Reportagem de Nidal Almughrabi; reportagem adicional de Dan Williams)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. enviado de paz da onu e egito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.