Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Equador declara estado de emergência por aumento de imigrantes venezuelanos na fronteira

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Equador declara estado de emergência por aumento de imigrantes venezuelanos na fronteira"

Publicada em  

QUITO (Reuters) - O Equador declarou estado de emergência em três províncias, na quarta-feira, devido à grande quantidade de imigrantes venezuelanos chegando ao país através da fronteira com a Colômbia após fugirem da crise econômica que abala a Venezuela.

A hiperinflação e a escassez crônica de produtos na Venezuela têm provocado um êxodo de cidadãos que normalmente viajam por terra atravessando a Colômbia e muitas vezes seguindo para outros países como Equador, Peru e Chile.

'O governo do Equador declarou estado de emergência relacionado à imigração humana nas províncias de Carchi, Pichincha e El Oro para fornecer atenção urgente aos imigrantes venezuelanos na fronteira norte', disse o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

A pasta acrescentou que o Equador começou a receber nesta semana 4.200 imigrantes venezuelanos por dia, sem informar qual era o número anterior e porque a quantidade havia aumentado.

O estado de emergência, que durará até o fim de agosto, tem como objetivo acelerar a mobilização de médicos e assistentes sociais para cuidar das necessidades dos imigrantes, assim como policiais para ajudar nos procedimentos de imigração.

O comunicado afirmou que agências como a Organização Internacional de Migração e a Agência de Refugiados da ONU (Acnur) também participarão dos esforços.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. equador declara estado de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.