Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha fornecerá escolta para retorno de líder catalão em meio à disputa pela anistia

Placeholder - loading - FILE PHOTO: Catalan separatist leader Carles Puigdemont sits inside a car, on the day a deal was signed with Spanish Socialist Workers' Party (PSOE) for Spanish government support, which is expected t
FILE PHOTO: Catalan separatist leader Carles Puigdemont sits inside a car, on the day a deal was signed with Spanish Socialist Workers' Party (PSOE) for Spanish government support, which is expected t

Publicada em  

MADRI (Reuters) - A Espanha deve aprovar um pedido para fornecer escolta ao líder catalão fugitivo Carles Puigdemont, dias depois que ele chegou a um acordo para apoiar a candidatura do primeiro-ministro interino Pedro Sánchez para outro mandato em troca de uma anistia, disse um ministro do governo nesta terça-feira.

As tensões estão em alta na Espanha por causa de uma controversa lei de anistia acordada com o partido de Puigdemont, o Junts, que inocentará centenas de políticos e ativistas envolvidos em uma tentativa de separar a Catalunha da Espanha, que teve seu auge em 2017.

Puigdemont, que está sujeito a uma ordem de extradição por liderar a tentativa fracassada, provavelmente será o beneficiário de maior destaque da lei de anistia, cujo projeto foi registrado no Parlamento na segunda-feira.

Seu escritório entrou pela primeira vez com um pedido de 'proteção e segurança' das autoridades em 2018 e sempre o apresentou novamente, sem sucesso.

Em 6 de novembro, em uma carta vista pela Reuters, o escritório de Puigdemont argumentou que houve 'um aumento no nível de perigo e risco'. Seu porta-voz se recusou a fornecer mais detalhes.

O ministro Félix Bolaños, disse que o pedido provavelmente será aprovado, afirmando que todo cidadão espanhol tem direito à segurança 'não importa quantas diferenças ideológicas possam existir', em uma entrevista na RAC1, uma estação de rádio em língua catalã.

O líder da oposição, Alberto Núñez Feijóo, que está liderando os protestos contra a anistia, disse que o acordo de segurança foi 'surpreendente'.

'Puigdemont exerce enorme poder', disse ele aos repórteres. 'Ele deixou de ter um mandado de prisão para ser entregue à polícia espanhola e passou a ser escoltado pela polícia espanhola.'

Puigdemont, que vive exilado em Waterloo, na Bélgica, desde 2017, tem sido alvo de provocações e insultos quando confrontado por espanhóis que o veem como líder de uma tentativa de golpe.

(Por Charlie Devereux e Joan Faus)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha fornecera escolta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.