Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha inicia exumação de 128 vítimas da Guerra Civil em mausoléu de Franco

Placeholder - loading - Vale Cuelgamuros, anteriormente Valle de los Caidos, em San Lorenzo de El Escorial, perto de Madrid, Espanha 21/10/2019 REUTERS/Sergio Pérez
Vale Cuelgamuros, anteriormente Valle de los Caidos, em San Lorenzo de El Escorial, perto de Madrid, Espanha 21/10/2019 REUTERS/Sergio Pérez

Publicada em  

Atualizada em  

MADRI (Reuters) - Cientistas forenses começaram a exumar os corpos de 128 vítimas da Guerra Civil Espanhola no antigo mausoléu do general Francisco Franco, perto de Madri, informou o governo nesta segunda-feira.

A exumação, que ocorre em meio à campanha eleitoral, é a primeira envolvendo pessoas cujos corpos foram transportados de outras partes da Espanha após a guerra de 1936-1939 e enterrados sem o consentimento de suas famílias em um monumento construído por Franco no Vale de Cuelgamuros, anteriormente conhecido como Vale dos Caídos.

É provável que faça da ditadura de quatro décadas de Franco, que ainda divide a sociedade espanhola, um tema de discussão apaixonada no momento em que o primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez busca a reeleição.

Os restos mortais de cerca de 34.000 pessoas, muitas delas vítimas do regime de Franco, estão enterrados anonimamente na cripta da basílica em uma montanha a noroeste de Madri. Os parentes lutam há anos para dar a seus entes queridos um enterro em seus próprios nomes e perto de suas famílias.

'A democracia espanhola está finalmente dando respostas para essas vítimas', disse a porta-voz do governo Isabel Rodríguez à rede de TV estatal 24H.

A aprovação de uma lei que permite que parentes identifiquem vítimas enterradas em cerca de 2.400 valas comuns não identificadas na Espanha foi uma das primeiras políticas implementadas por Sánchez quando chegou ao poder em 2018.

O rival conservador Partido Popular se opôs à chamada 'Lei da Memória Democrática' e prometeu revogá-la se chegar ao poder na votação de 23 de julho.

O processo de identificação dos restos mortais pode levar semanas ou meses, o que significa que os resultados provavelmente serão publicados após a eleição.

(Reportagem de Inti Landauro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha inicia exumacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.