Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha reabre escolas e casas noturnas em meio a relaxamento de restrições

Placeholder - loading - Mulher toma sol em praia da Espanha 08/06/2020 REUTERS/Jon Nazca
Mulher toma sol em praia da Espanha 08/06/2020 REUTERS/Jon Nazca

Publicada em  

Por Michael Gore e Paola Luelmo

MADRI (Reuters) - Estudantes voltaram às aulas em algumas áreas da Espanha nesta segunda-feira e casas noturnas abriram em outras graças a um novo relaxamento das restrições do isolamento do coronavírus.

A Espanha, que sofreu um dos piores surtos de Covid-19 do mundo, impôs medidas de confinamento severas em março, mas vem reabrindo sua economia duramente atingida gradualmente desde maio, e regiões diferentes estão avançando em ritmos diferentes.

Algumas escolas da capital Madri reabriram para os alunos do ensino primário nesta segunda-feira, e os veteranos que se preparam para os vestibulares voltarão na terça-feira. Outras regiões estão permitindo que alunos de faixas etárias diferentes retomem as aulas.

As crianças de todo o país receberam permissão de brincar fora de casa a qualquer hora do dia, o que lhes ofereceu algum alívio depois de meses isoladas. Um estudo recente mostrou que quase uma de seis crianças se sentiu deprimida com frequência durante a crise.

Os clubes noturnos reabriram na maior parte da Espanha, mas uma proibição amplamente ignorada à dança será vigiada para impedir infecções.

As touradas também são permitidas, mas como o público será limitado a 400 pessoas estes espetáculos serão financeiramente inviáveis por ora.

'Precisamos de uma plateia de 1.500 pessoas para fazer funcionar', disse Javier Gomez, membro de um sindicato de touradas.

Os proprietários de bares de Madri também estão se preparando para reabrir agora que as restrições aos assentos em locais fechados foram suspensas – as regras anteriores limitavam os clientes a terraços externos com meia lotação.

Como seu bar madrilenho inspirado nas touradas só tem três espaços externos utilizáveis, Cesar Alonso não conseguiu atingir os números necessários.

'Não posso recontratar nenhum de meus empregados só para três mesas', explicou ele à Reuters. 'Esperamos abrir na semana que vem para nossos amigos e clientes'.

As infecções e mortes diárias do coronavírus despencaram desde seu pico do início de abril, mas os equipamentos médicos estão escassos. Um carregamento de mercadorias vindas da China de trem é esperada para o final de junho.

(Por Inti Landauro, Paola Luelmo, Belén Carreño e Nathan Allen)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha reabre escolas e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.