Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especial Fim de Ano: conheça 5 tradições do ano novo italiano

Práticas são indispensáveis para começar o ano com o pé direito

Placeholder - loading - iStock
iStock

Publicada em  

Na Antena 1 já estamos ansiosíssimos para as festividades de fim de ano, é tempo de aproveitar momentos com a família e amigos, além de começar a traçar planos para o novo ano que se aproxima.

Nós brasileiros temos algumas particularidades quanto às nossas tradições de Réveillon, por exemplo, vestir somente roupas brancas, pular as sete ondinhas, fazer pedidos à Iemanjá e usar peças íntimas de cores específicas para começar o ano realizando nossos anseios mais profundos. Porém, não somos apenas nós que cultivamos essas crenças, os italianos também tem uma série de rituais específicos que são indispensáveis para começar o ano com pé direito! Então, venha descobrir alguns dos mais famosos e engraçados hábitos do Capodanno italiano.

Roma Capodanno
Toque para aumentar

Confira:

Comer uvas, lentilhas e romã

Esse é um hábito até que familiar para nós, não é mesmo? Da mesma forma que os brasileiros, os italianos são muito ligados à superstição de que comer lentilhas ou uvas à meia-noite traz prosperidade e boa sorte. Para alguns, comer lentilhas vem da ideia de que elas se parecem com moedas de ouro. Já para outros, a leguminosa é símbolo de longevidade por conta do longo tempo de duração do alimento.

Lentilhas no Ano novo
Toque para aumentar

Para as uvas ou uvas passas o costume é consumir 12 delas quando chega a meia-noite, uma para cada mês do novo ano. É sorte até dizer chega! Já no caso da romã, a tradição é compartilhá-la com seu amor na noite de San Silvestro (Véspera de Ano Novo), isso gerará lealdade e fertilidade ao casal.

12 uvas
Toque para aumentar

Jogar objetos velhos pela janela

É isso mesmo que você leu! No dia 1º de janeiro na Itália é muito comum se livrar das coisas velhas jogando-as pela janela. Desde louças até móveis, a tradição ocorre também a partir da meia-noite. O ato é símbolo de renovação, abandonar as coisas que consideram já inúteis para esse novo período.

Jogar televisão pela janela
Toque para aumentar

Na verdade, a noite de 31 de dezembro representa um rito de passagem, o fim de um período e o início de outro. Assim, jogam fora as coisas velhas para romper com o passado e se abrir para um futuro melhor. Porém, esse é um costume que está desaparecendo aos poucos, já que é perigoso para os pedestres e as ruas ficavam abarrotadas de todo tipo de coisas quebradas, uma verdadeira confusão!

Vestir Vermelho

Na véspera de ano novo os italianos acreditam que usar roupas vermelhas (principalmente as íntimas) trará felicidade, amor e fertilidade, além de impedir que a negatividade se manifeste durante essa nova fase. De acordo com a tradição, é necessário que as peças sejam novas e dadas de presente, caso você use uma peça que já possuía o ritual não dá certo.

Ano Novo vestindo vermelho
Toque para aumentar

Crê-se que a origem dessa tradição vem dos tempos do imperador romano Otaviano Augusto, no qual os cidadãos usavam vestes vermelhas para afastar a guerra e os sangue. Fora as roupas, comidas de cor vermelha também são consideradas como amuletos da sorte. A pimenta malagueta, por exemplo, é pendurada em casas e lojas para evitar o mau-olhado. Também era comum presentear recém casados com colares feitos apenas do alimento para evitar infidelidade.

Pimentas Malaguetas em colar tradicional
Toque para aumentar

Sendo assim, esse combo é imprescindível para uma ótima entrada no 1º do ano!

Beijar sob o visco

Para os italianos esse é um costume tão poderoso que, além de acontecer no Natal, vale se repetir no ano novo. É uma superstição que continua muito forte ao redor de vários países do mundo, principalmente na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Nas antigas celebrações, povos europeus costumavam incorporar diversos elementos da natureza às suas festas, e já que o visco era comumente encontrado em árvores, ele acabou se tronando um elemento muito reverenciado.

Casal sob viscos
Toque para aumentar

Acredita-se que a planta é símbolo de bom pressagio e ideal para proteger nossos sentimentos e daqueles a quem amamos. De acordo com a crença, beijar sob o visco espanta espíritos malignos e ajuda o casal a ter um ano pleno e próspero.

Saltar na Ponte de Santo Ângelo

A última tradição da nossa lista ocorre da manhã do dia 1º, e, diga-se de passagem, que é apenas para alguns corajosos, dispostos a enfrentar o frio congelante das águas. O salto é realizado em Roma, no rio Tibre, e é considerado bastante arriscado, já que o canal é raso demais para esse tipo de mergulho.

Salto na Ponte de Santo Ângelo
Toque para aumentar

Esse perigoso mergulho foi realizado pela primeira vez em 1946, e é considerado uma forma de trazer boa sorte. Como nem todos estão dispostos a arriscar a vida, muitos italianos apenas param para observar o ritual.

Veja também:

Ariana Grande e Kid Cudi lançam música “Just Look Up”

Miley’s New Year’s Eve Party: O especial de fim de ano da NBC

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especial fim de ano conheca 5 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.