Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mundo tem 'longo caminho pela frente' na luta contra Covid-19, diz especialista da OMS

Placeholder - loading - Mike Ryan, da OMS 03/05/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Mike Ryan, da OMS 03/05/2019 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

Atualizada em  

GENEBRA (Reuters) - O mundo tem um 'longo, longo caminho pela frente' para poder controlar a pandemia de coronavírus, apesar das medidas iniciais de muitos países para reiniciar a vida normal, alertou o principal especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira.

Mike Ryan, chefe do programa de emergências da OMS, disse que os riscos da Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus, permanecem altos nos 'níveis nacional, regional e global'.

'O que todos tememos é um ciclo vicioso de desastres de saúde pública e econômicos caso as quarentenas sejam amenizadas sem a capacidade de detectar novos surtos', disse Ryan em um briefing online à imprensa.

Ele acrescentou que um 'controle muito significativo' do vírus é necessário para reduzir a avaliação de risco atual.

Governos de todo o mundo estão com dificuldades sobre como reabrir suas economias enquanto ainda tentam conter o vírus, que infectou 4,29 milhões de pessoas, segundo um relatório da Reuters, e levou a 291.375 mortes.

A União Europeia pressionou nesta quarta-feira para uma reabertura gradual das fronteiras dentro do bloco, isolado pela pandemia, dizendo que não é tarde demais para recuperar parte da temporada turística de verão enquanto mantém as pessoas seguras.

Mas especialistas em saúde pública dizem que é preciso cautela extrema para evitar novos surtos.

'Precisamos incorporar a mentalidade de que levará algum tempo para sair dessa pandemia', disse Maria van Kerkhove, epidemiologista da OMS, no mesmo briefing online.

(Por Michael Shields e Emma Farge)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialista da oms diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.