alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Especialistas afirmam: laxante não deve ser utilizado para emagrecer

    O uso crônico e irresponsável do medicamento pode trazer riscos à saúde.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Especialistas afirmam: tomar laxante não ajuda a emagrecer e pode trazer riscos à saúde caso seja utilizado de forma irresponsável. O uso do medicamento na luta contra a balança ganhou força devido ao preço seu preço, que é reduzido.

    “Com o uso crônico dos laxantes e aumentando cada vez mais as doses, você vai ter um desgaste dos nervos intestinais, que leva à constipação”, explica o médico da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva José Romanholi Neto.

    O uso contínuo e mal prescrito atrapalha a absorção dos micronutrientes, porque a irritação na mucosa do intestino causada pelo medicamento prejudica o trabalho de absorção que algumas células do intestino fazem.

    Antes de partir para o laxante, algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino são: tomar bastante água, comer fibras e fazer atividades físicas.

    Riscos

    Segundo a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, o uso inadequado pode criar uma dependência. O intestino fica tão viciado que perde os movimentos naturais, fazendo com que a pessoa tenha que tomar mais laxante para o intestino funcionar.

    Quem toma laxante para emagrecer acha que vai eliminar gordura e, com isso, perder peso. Contudo, não é isso que acontece. E o médico José Romanholi explica o porquê: “A pessoa tem aquela sensação de estar desinchando, mas na verdade ela não está perdendo gordura. Ela está perdendo líquido. Depois, quando ela volta a se reidratar novamente, ela volta para o peso. O laxante é indicado para quem tem o intestino preso e não por um período crônico. Você tem que usar de forma gradual e por orientação médica”.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. especialistas afirmam laxante …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.