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    Esportes em equipe trazem mais benefícios, um deles é a longevidade

    Um novo estudo descobriu que pessoas que fazem esportes coletivos podem estar em vantagem sobre os praticantes solitários.

    Por Letícia Furlan

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    A interação social envolvida em esportes de equipe pode oferecer muitos mais benefícios comparados às práticas solitárias – e um deles é a longevidade, de acordo com um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings.

    Tênis, badminton e futebol são melhores para ter uma vida mais longa do que andar de bicicleta, nadar, correr ou fazer ginástica, de acordo com a pesquisa.

    Se você está interessado em se exercitar em prol da saúde, da longevidade e do bem-estar, talvez a característica mais importante do seu regime de exercícios seja que ele envolva uma brincadeira." diz o coautor do estudo Dr. James O'Keefe, cardiologista do Instituto Midwest Heart Institute de Saint Luke.

    O estudo foi baseado em dados de cerca de 8.500 adultos que fizeram parte do Copenhagen City Heart Study. Eles completaram um questionário abrangente de saúde e estilo de vida, que incluiu perguntas sobre o tipo e a frequência da atividade física, e foram monitorados pelos pesquisadores por cerca de 25 anos, durante os quais cerca de 4.500 morreram.

    Depois disso, eles perceberam uma correlação clara entre esportes sociais e longevidade. Em comparação com pessoas sedentárias, eles descobriram que aqueles que tinham o tênis como sua principal forma de exercício poderiam acrescentar 9,7 anos à sua vida, seguido de badminton (6,2 anos), futebol (4,7 anos), ciclismo (3,7 anos), natação. (3,4 anos), corrida (3,2 anos), ginástica calistênica (3,1 anos) e atividades de academias (1,5 anos).

    A abundância de pesquisas apoia uma ligação entre interação social e boa saúde, incluindo pesquisas recentes publicadas na revista The Lancet, segundo as quais os esportes de equipe são a melhor atividade física para a saúde mental.  

    Atividades como corrida e levantamento de peso ainda prolongam sua vida, de acordo com as descobertas do estudo, e oferecem muitos outros benefícios para a saúde, desde a força até a saúde cardiovascular. Mas para benefícios ótimos, O'Keefe diz que os frequentadores de academias devem considerar a suplementação desses exercícios com atividades que promovem a conexão social. 

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