Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estoque de suco de laranja no mundo aumenta, mas é o 2º menor em 13 anos, diz CitrusBR

Placeholder - loading - Garrafas com suco de laranja em supermercado dos EUA 13/02/2015 REUTERS/Gary Cameron
Garrafas com suco de laranja em supermercado dos EUA 13/02/2015 REUTERS/Gary Cameron

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques de suco de laranja no mundo em 31 de dezembro de 2023 aumentaram 6,7% em relação ao volume da mesma data de 2022, mas não o suficiente para aliviar o mercado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela associação de exportadores do Brasil, a CitrusBR.

Os volumes interromperam uma sequência de três quedas anuais, mas ficaram ainda no segundo menor nível em uma série histórica de 13 anos, segundo dados da CitrusBR.

A entidade, que reúne as principais empresas do setor (Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company), indicou com base em auditorias independentes estoques globais de 463.940 toneladas no final do ano passado, versus o menor nível da série em 2022 (434.943 toneladas).

Os baixos volumes -- convertidos em FCOJ Equivalente 66 brix -- são resultado de quatro ciclos seguidos de safras pequenas no Brasil, maior produtor mundial, segundo a CitrusBR.

'Nas últimas quatro safras, houve uma série de problemas no campo que variaram de secas extremas a períodos de calor intenso que prejudicaram a produção', afirmou diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota.

O executivo admitiu à Reuters que o setor tem lidado com a doença greening, que ameaça a citricultura. Mas destacou que o principal causador da baixa oferta foi mesmo o clima desfavorável.

'O que machucou realmente foi o clima, os calores extremos que causaram perdas de florada', disse Netto.

Com a finalização da colheita da safra 2023/24 no Brasil, maior produtor e exportador global de suco de laranja, os olhos do mercado se voltam para a estimativa de safra a ser divulgada pelo Fundecitrus no próximo dia 10 de maio, segundo o executivo.

'A estimativa da safra 2024/25 passa a ser o dado mais importante porque ele vai determinar como ficará a oferta de fruta e, portanto, de suco para o próximo ciclo', ressaltou.

Os estoques globais de suco de laranja ao final de um ano já somaram mais de 1 milhão de toneladas, há cerca de dez anos. Desde 2015, têm ficado abaixo dessa marca.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estoque de suco de laranja no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.