alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Estresse durante a gravidez pode afetar os filhos durante a fase adulta

    Os psiquiatras alertam: as futuras mães devem ter acesso ao apoio à saúde mental.

    Placeholder - loading - news single img
    Mulher grávida (Foto: Pixabay)

    2788

    Publicada em  

    Os filhos de mulheres que sofrem de estresse severo durante a gravidez têm quase 10 vezes mais chances de desenvolver um distúrbio de personalidade aos 30 anos, sugere um estudo. E mesmo o estresse prolongado moderado pode ter um impacto no desenvolvimento infantil e continuar após o nascimento do bebê.

    Em um estudo, mais de 3.600 mulheres grávidas na Finlândia foram questionadas sobre seus níveis de estresse e seus filhos também foram acompanhados. Os psiquiatras alertam: as futuras mães devem ter acesso ao apoio à saúde mental.

    Outros fatores, como a educação dos filhos, a situação financeira da família e os traumas sofridos durante a infância, são conhecidos por contribuir para o desenvolvimento de transtornos de personalidade e podem ter desempenhado um papel importante.

    O que é um transtorno de personalidade?

    Isso significa que certos aspectos da personalidade de alguém dificultam a vida para eles e para outras pessoas. Eles podem ser excessivamente ansiosos ou emocionalmente instáveis, por exemplo, ou paranoicos ou ter dificuldades de socialização – há uma grande variedade de tipos.

    Estima-se que os distúrbios de personalidade afetam cerca de uma em cada 20 pessoas. Em grande parte, é provável que tenha outros problemas de saúde mental, como depressão ou problemas com drogas e álcool.

    Como outros transtornos mentais, a educação, os problemas cerebrais e os genes podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.

    Estudo

    Todo mês durante a gravidez, o estudo, publicado no British Journal of Psychiatry, solicitava às mulheres que respondessem perguntas sobre seus níveis de estresse mental. As mulheres moravam em Helsinque, na Finlândia, e seus bebês nasceram entre 1975 e 1976.

    O estudo constatou que altos níveis prolongados de estresse durante a gravidez podem ter um efeito potencialmente duradouro nas crianças.

    As crianças expostas ao estresse materno severo tiveram 9,53 vezes mais chances de desenvolver um transtorno de personalidade do que aquelas cujas mães não experimentaram estresse.

    Aqueles expostos ao estresse moderado tiveram quatro vezes mais chances.

    Isso pode ser um estresse relacionado a problemas de relacionamento, fatores sociais ou problemas psicológicos, por exemplo.

    Por que o estresse é prejudicial?

    Não se sabe como o estresse em mulheres grávidas pode aumentar o risco de transtornos de personalidade - pode ser devido a alterações causadas no cérebro ou o resultado de genes herdados ou vários outros fatores na educação das crianças.

    Os pesquisadores tentaram provocar os efeitos do estresse isoladamente, controlando outros fatores, como a história psiquiátrica das mulheres grávidas, se fumaram durante a gravidez ou tiveram depressão.

    Pesquisas anteriores descobriram ligações entre o estresse na gravidez e o desenvolvimento de depressão, ansiedade e esquizofrenia.

    O que pode ser feito?

    Trudi Seneviratne, que preside a faculdade perinatal do Royal College of Psychiatrists, disse que a gravidez pode ser um momento estressante e que as futuras mães precisam de apoio. "Se o estresse não for combatido, há uma grande chance de que ele se espalhe no período pós-natal", disse ela.

    Ela disse que o NHS England melhorou drasticamente os serviços de saúde mental perinatal nos últimos tempos.

    Por isso, mulheres devem ser apoiadas em casa durante a gravidez e devem ter estratégias de enfrentamento para quando estão estressadas, disse Seneviratne."Eles precisam aprender a descansar, pedir apoio e conversar com alguém sobre como eles estão se sentindo".

    Também é recomendável uma dieta equilibrada, parar de fumar e dormir regularmente.

    Mais conselhos estão disponíveis no site do Royal College of Psychiatrists e no NHS UK.

    1. Home
    2. noticias
    3. estresse durante a gravidez …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.