Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudantes de Hong Kong marcham pacificamente após fim de semana de protestos violentos

Placeholder - loading - Protesto pacífico pela democracia em parque de Hong Kong 02/09/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Protesto pacífico pela democracia em parque de Hong Kong 02/09/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach

Publicada em  

Por Jessie Pang e Joyce Zhou

HONG KONG (Reuters) - Milhares de alunos de escolas e universidades de Hong Kong boicotaram as aulas e marcharam pacificamente a favor da democracia nesta segunda-feira, no mais recente ato de um movimento antigoverno que mergulhou a cidade controlada pela China em uma grave crise.

O boicote se seguiu a um final de semana marcado por alguns dos piores episódios de violência desde o início dos tumultos, uma vez que manifestantes queimaram barricadas e lançaram coquetéis molotov e a polícia retaliou com canhões de água, gás lacrimogêneo e cassetetes.

Milhares de estudantes se reuniram no campus montanhoso da Universidade Chinesa, revezando-se em discursos em um palco decorado com um fundo negro com as palavras 'Estudantes em Boicote de União por nossa Cidade'.

Eles pedem mais democracia na ex-colônia britânica, que foi devolvida à China em 1997 segundo a fórmula 'um país, dois sistemas', que garante uma autonomia ampla que inclui o direito de protestar e um Judiciário independente.

Eles temem que estas liberdades estejam sendo erodidas lentamente por lideranças do Partido Comunista em Pequim, uma acusação que a China nega.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, reiterou o apoio de seu país à líder de Hong Kong, Carrie Lam.

O secretário da Educação, Kevin Yeung, disse aos repórteres que as escolas não são lugar para 'fazer exigências políticas' ou tentar pressionar o governo.

Os estudantes compareceram em números significativos em protestos recentes, e também foram proeminente durante o movimento pró-democracia 'Guarda-chuva' de 2014, que prenunciou as manifestações atuais.

(Por Jessie Pang, Joyce Zhou, Farah Master, Donny Kwok, Clare Jim e Twinnie Siu, em Hong Kong; e Ben Blanchard, em Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudantes de hong kong …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.