Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo americano revela que as crianças estão passando muito tempo em frente às telas

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os pequenos não passem mais de 1 hora em frente a computadores, celulares e televisão.

Placeholder - loading - Criança mexendo no celular (Foto: Pixabay)
Criança mexendo no celular (Foto: Pixabay)

Publicada em  

O tempo que crianças entre 12 meses e três anos passam em frente às telas nos Estados Unidos disparou. No Canadá, a maioria das crianças em idade pré-escolar entre dois e três anos não atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde para o uso apropriado de televisão, computadores, tablets, smartphones e outras telas, segundo dois novos estudos publicado segunda-feira na JAMA Pediatrics. As informações são da matéria da CNN News.

Os hábitos de tela começam cedo

Quase 4.000 mães do interior de Nova York foram questionadas sobre o nível de uso da tela por seus filhos aos 12, 18, 24, 30 e 36 meses de idade. Essas respostas foram comparadas com os resultados de perguntas semelhantes quando as crianças tinham 7 e 8 anos de idade.

Os pesquisadores mostraram que o uso diário de televisão, computadores e dispositivos móveis por crianças aumentou três vezes dos 12 meses aos três anos, de uma média de 53 minutos aos 12 meses para mais de 150 minutos.

Foi registrada também uma maior quantidade de tempo de tela na escola primária, segundo o estudo.

"Nossos resultados indicam que os hábitos de tela começam cedo", disse a autora sênior Edwina Yeung, investigadora do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver.

"Esta descoberta sugere que intervenções para reduzir o tempo de tela poderiam ter uma melhor chance de sucesso se introduzidas cedo", continuou Yeung.

As crianças eram duas vezes mais propensas a estar no grupo de maior uso de tela se fossem o primeiro filho, um gêmeo, estavam em atendimento domiciliar ou se seus pais frequentavam apenas o ensino médio, segundo o estudo.

A Academia Americana de Pediatria diz que nenhum bebê com menos de 18 meses deve ser exposto a uma tela, exceto pelas interações familiares face a face. Crianças entre 18 meses e 5 anos de idade só devem ser expostas a uma hora por dia, de preferência com pais ou responsáveis que interagem com eles sobre o conteúdo na tela.

Tempo de tela alto para pré-escolares canadenses

Mais de 79% das crianças com 2 anos de idade e quase 95% das crianças de 3 anos no Canadá estavam excedendo a orientação da OMS, que é de no máximo uma hora de tela diariamente.

O estudo utilizou dados sobre pares mãe-filho do estudo All Our Families da Universidade de Calgary. Ele descobriu que o uso excessivo de telas de uma criança estava constantemente associado ao uso excessivo da tela da mãe, especialmente para as mães que cuidavam do filho em casa.

Essa associação pode dificultar aos pais limitar o envolvimento de uma criança com telas sem apoio adicional para planejar um plano de uso da família, disseram os autores do estudo.

"Isso inclui promover oportunidades para o envolvimento conjunto da mídia; decidir quando, onde e com que frequência as telas são usadas; e reforçar a necessidade de enfatizar o sono, a atividade física e as interações sem dispositivos para otimizar o desenvolvimento infantil", afirmou o estudo.

A Organização Mundial da Saúde não recomenda tempo de tela para bebês com menos de 1 ano de idade e incentiva a brincadeira interativa com base no chão várias vezes ao dia, incluindo tempo de barriga de pelo menos 30 minutos. Quando não está ativa, a OMS incentiva os cuidadores a ler e contar histórias com a criança.

Crianças entre 1 e 4 anos de idade não devem ficar na frente das telas por mais de uma hora por dia e "menos é melhor", afirmou a OMS. O tempo da tela deve ser feito com o envolvimento dos pais. Em vez disso, crianças dessa idade devem passar pelo menos uma hora de atividade física moderada a vigorosa todos os dias – quanto mais, melhor. Crianças dessa idade também devem ter entre 10 e 14 horas de sono de qualidade por noite.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo americano revela que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.