Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo indica que consumir vitamina B pode evitar problemas renais em diabéticos

Segundo estudo grego, as vitaminas do complexo B evitariam que jovens com diabetes tipo 1 tenham problemas renais.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo indica que consumir vitamina B pode evitar problemas renais em diabéticos"

Publicada em  

Um estudo, apresentado durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, na Grécia, apontou que ingerir vitaminas do complexo B protege os rins de pacientes com diabetes tipo 1.

Para chegar à conclusão, testes foram realizados com 80 adolescentes, de 12 a 18 anos de idade, por especialistas da Universidade Ain Shams, no Cairo. Eles foram divididos em dois grupos – o primeiro ingeriu um tablete contendo vitaminas B1, B6 e B12 uma vez ao dia; o segundo não recebeu as vitaminas e serviu de controle.

“Detectamos níveis mais baixos de marcadores que indicam função renal ruim, sugerindo que as vitaminas do complexo B tiveram um efeito protetor e poderiam retardar a progressão da nefropatia”, explica a professora Nancy Elbarbary, líder do estudo.

O estudo mostrou uma diminuição nos níveis de homocisteína, substância que induz lesões renais e está associada a um aumento na quantidade da proteína albumina eliminada no xixi. Além disso, houve queda no nível de glicose no sangue quando os pacientes estavam em jejum, além de quantidade menor de colesterol e triglicérides.

De acordo com o endocrinologista Rodrigo Moreira, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a perda de albumina na urina é algo que se tenta combater no tratamento do diabetes, pois indica problemas renais.

O pâncreas de pacientes com diabetes tipo 1 não consegue produzir insulina, por isso os altos níveis de glicose no sangue. E uma das complicações disso é que essa alta glicose entra nas células renais e as destrói.

A professora Elbarbary destaca que o estudo é relativamente pequeno e precisa ser repetido com grupos maiores, inclusive com a possibilidade de testes em adultos.

Já Moreira lembra, ainda, que o excesso de vitaminas do complexo B pode trazer malefícios à saúde, como alterações nos nervos. Além disso, o endocrinologista pontua que a relação entre ter diabetes e problemas nos rins não é obrigatória.

“Um paciente com diabetes tipo 1 que consegue controlar a glicose vai viver a vida inteira sem ter problemas nos rins, nem nos olhos, nem nos nervos. O controle glicêmico é a medida mais importante para se evitar a doença renal”, explica.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo indica que consumir …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.