alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Estudo mostra que apenas 3 por cento das pessoas lava a mão adequadamente enquanto cozinha

    O resultado preocupa especialistas quanto a contaminação por bactérias presentes em alimentos

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Apenas 3 por cento das pessoas lavam a mão adequadamente enquanto cozinham. A descoberta, feita através de estudo do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, traz preocupação com doenças transmitidas por alimentos, como a salmonela, norovírus e Escherichia coli.

    O FSIS, em parceria com pesquisadores da RTI International e da Universidade Estadual da Carolina do Norte, classificou selecionou 383 voluntários para o estudo. Cerca de metade da amostra assistiu a um vídeo de três minutos sobre preparação segura de alimentos e uso de termômetros de alimentos, enquanto o outro não recebeu nenhuma orientação. Todos os indivíduos foram enviados para cozinhas de teste equipadas com câmeras e instruídos a preparar hambúrgueres e saladas.

    Os pesquisadores observaram que as pessoas que assistiram ao vídeo eram significativamente mais propensas a usar um termômetro de carne adequadamente enquanto faziam seus hambúrgueres. Mas em ambos os grupos os pesquisadores descobriram que quase ninguém (apenas 2 por cento do grupo de vídeo e menos de 1 por cento do outro grupo) seguiu todas as práticas recomendadas de lavagem das mãos.  

    O problema mais comum foi não esfregar as mãos com sabão durante os 20 segundos recomendados, seguido por não molhar as mãos com água. Os pesquisadores também observaram que os indivíduos lavavam as mãos após uma possível causa de contaminação – como o manuseio de carne crua – em apenas um terço dos casos.

    Após o experimento, amostras de alimentos e superfícies das cozinhas foram analisados. Os pesquisadores descobriram que quase metade dos participantes contaminou recipientes de especiarias, foram cerca de 10 por cento de torneiras ou cabos de geladeira infectados e cerca de 5 por cento contaminaram seus celulares ou alface usada em suas saladas. 

    A lição que fica do estudo é que não é possível ver ou sentir o cheiro das bactérias, apenas lavando a mão corretamente é possível proteger-se delas. Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. estudo mostra que apenas 3 por
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.