Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo relaciona consumo de bebidas açucaradas a risco de câncer

Na pesquisa, bebidas como refrigerantes comuns e sucos foram utilizadas.

Placeholder - loading - Copos de refrigerante (Foto: Freepik)
Copos de refrigerante (Foto: Freepik)

Publicada em  

Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) apontou que o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, está associado a um aumento do risco de câncer. A relação entre estes produtos e doenças como hipertensão e diabete já era conhecida, mas a ligação do consumo com casos de câncer ainda era pouco analisada.

Segundo os resultados da pesquisa, o aumento de 100 ml por dia no consumo de bebidas açucaradas, incluindo sucos de fruta 100% naturais, foi associado a uma alta de 18% no risco de câncer em geral. O aumento foi ainda mais significativo para o câncer de mama, de 22%.

Foram 101 mil os adultos franceses saudáveis (21% homens e 79% mulheres) com média de idade de 42 anos acompanhados por até 9 anos. Os participantes tinham de preencher relatórios com sua rotina alimentar, com tabelas que incluíam bebidas açucaradas e bebidas adoçadas artificialmente. Fatores de risco para o aparecimento de câncer, como idade, histórico familiar, tabagismo e nível de atividade física foram levados em consideração para a análise.

A pesquisa, no entanto, não identificou relação entre o aparecimento de câncer e o consumo de bebidas adoçadas artificialmente, como os refrigerantes diet. Mesmo assim, os cientistas pedem cautela ao interpretar essas estatísticas. Segundo os autores, houve baixo nível de consumo desse tipo de produto pelos participantes, o que pode comprometer a análise.

Também não foi possível apontar por que o açúcar, em si, pode levar à aparição da doença. Os pesquisadores sugerem que o consumo elevado de bebidas açucaradas pode estar ligado à maior gordura armazenada em torno de órgãos vitais.

Segundo Mario Carra, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), é mais clara, até hoje, a relação entre a obesidade e o aparecimento de alguns tipos de tumores. “Preocupa mais a obesidade do que o consumo do açucarado em si”, diz o endocrinologista.

Já os próprios autores afirmar serem necessárias mais pesquisas para confirmar o elo entre câncer e bebidas açucaradas.

“Esses dados demonstram a relevância de recomendações nutricionais para limitar o consumo de bebidas açucaradas, incluindo os sucos de frutas 100%, e medidas como taxação e restrições a propagandas”, indicaram os autores.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo relaciona consumo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.