Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela que mais de três xícaras de café faz mal a hipertensos

Tomar até três xícaras, por outro lado, pode fazer bem ao coração.

Placeholder - loading - Café (Foto: Pixabay)
Café (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) apontou que tomar mais de três xícaras por dia, das de 50 ml, pode ser prejudicial para quem tem predisposição a ter pressão alta. Isso porque exceder essa quantidade pode aumentar em até quatro vezes a possibilidade de o problema se manifestar.

Os pesquisadores descobriram, no entanto, que tomar até três xícaras traz benefícios e ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista Andreia Machado Miranda, principal autora do estudo, os hábitos e a predisposição genética, isoladamente, já são fortes fatores de risco para a hipertensão. Agora, a equipe de pesquisadores se debruça nos impactos do consumo excessivo do café por pessoas saudáveis, mas que tenham predisposição genética a ter pressão alta.

O estudo

O estudo foi baseado no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA-Capital 2008), realizado com 3 mil pessoas. Trata-se de um estudo completo com dados de estilo de vida, coleta de sangue e de DNA, informações bioquímicas e aferição da pressão arterial. “Definimos como pressão arterial normal valores abaixo de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg). Acima disso, era considerado pressão alta”, explica a pesquisadora.

Foram desenvolvidos escores genéticos de risco e o consumo de café dos participantes foi analisado – menos de uma xícara, entre uma e três xícaras, e mais de três xícaras –, além da pressão arterial deles.

“O consumo médio foi de duas xícaras e meia de café por dia. Nenhum dos participantes relatou o consumo de café descafeinado e quatro indivíduos falaram que consomem café expresso. O café é complexo. Ele é constituído por mais de 2 mil compostos químicos entre eles, a cafeína, que aumenta os níveis da pressão arterial.”

O levantamento revelou que o grupo que tinha a pontuação mais alta no escore genético e que bebia mais de três xícaras de café, a possibilidade de ter pressão alta era quatro vezes maior do que de quem não tinha a predisposição.

“Como a maior parte da população não sabe se tem a predisposição porque são dados de exames que não são habitualmente feitos, a pesquisa pode ajudar toda a população a saber qual o consumo adequado que deve ser feito de café”, afirma a pesquisadora.

Efeito protetor

Outro estudo realizado por Andreia mostrou que o consumo de uma a três xícaras de café por dia traz benefícios para a saúde cardiovascular. “Em todos os nossos estudos, constatamos o efeito protetor para a parte cardiovascular. O café é rico em polifenóis, compostos bioativos que têm ação no organismo e só existem nos alimentos de origem vegetal. O organismo não produz. Diversos estudos têm mostrado uma contribuição na redução de doenças crônicas, como a cardiovascular. Por causa do poder antioxidante, melhora a vasodilatação e permite que a pressão arterial não aumente.”

Futuro

O próximo passo do estudo é verificar o impacto do consumo de café em pacientes que já têm doenças cardiovasculares. A previsão é de analisar, no período de quatro anos, dados de 1.085 pacientes atendidos no Hospital Universitário da USP.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela que mais de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.