Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Etanol hidratado deve ganhar mercado da gasolina C em 2024, prevê StoneX

Placeholder - loading - Frentista abastece carro em posto de combustível no Rio de Janeiro 30/04/2008 REUTERS/Sergio Moraes
Frentista abastece carro em posto de combustível no Rio de Janeiro 30/04/2008 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de etanol hidratado no Brasil em 2024 deverá crescer 20,6% ante 2023, para 19,3 bilhões de litros, ganhando mercado da gasolina C, cuja demanda deverá recuar 2,7% neste ano, de acordo com dados da consultoria StoneX, em relatório divulgado nesta sexta-feira.

Já o mercado do ciclo Otto (gasolina/etanol) no Brasil terá um crescimento de 1,9%, para 58,3 bilhões de litros.

'Mais importante do que o crescimento do conjunto do Ciclo Otto será a dinâmica entre seus combustíveis, uma vez que a virada de 2023 para 2024 foi marcada por uma paridade entre etanol e gasolina abaixo de 60% no Estado de São Paulo, principal consumidor', disse a consultoria, ressaltando a vantagem de preços do combustível renovável sobre o fóssil.

A StoneX disse esperar que este ano o biocombustível ganhe uma fatia maior do mercado.

'O 'share' de hidratado deve sair de 19,6% em 2023 para 23,2% em 2024', disse.

Em 2023, o consumo de gasolina C (com mistura e anidro) registrou crescimento de 6,9% sobre 2022, marcando novo recorde a 46 bilhões de litros.

'Em 2024, o cenário para a gasolina deverá ser mais parecido com o verificado na segunda metade de 2023, quando o aumento do consumo de etanol hidratado limitou o crescimento de sua demanda, mesmo sob um consumo de Ciclo Otto aquecido', pontuou a empresa de análises.

A StoneX lembrou que um evento relevante neste ano será o aumento na cobrança da alíquota fixa de ICMS, que passou de 1,22 real/litro para 1,3721 real/litro a partir de fevereiro. 'Por encarecer a gasolina, a medida tende a diminuir a paridade entre os combustíveis nos postos, fator que estimula a substituição do fóssil pelo biocombustível', afirmou.

Do lado do etanol, a StoneX chamou a atenção para uma 'normalização do contexto tributário' e para a mudança do comportamento do consumidor em favor do etanol hidratado, o que deve ganhar impulso com uma produção abundante do combustível.

'A expectativa é de que a safra 2024/25 do centro-sul, embora apresente quebra, mantenha elevados níveis de moagem de cana-de-açúcar, o que deve seguir mantendo uma ampla oferta do bicombustível, que também deve contar com um crescimento constante da produção a partir do milho e elevados estoques de passagem', disse.

A produção de etanol hidratado, consumido diretamente pelos veículos no Brasil, deverá ficar praticamente estável na safra 2024/25 do centro-sul, somando 20 bilhões de litros, graças a um avanço nos volumes do combustível fabricado a partir do milho, segundo estimou a StoneX mais cedo esta semana.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. etanol hidratado deve ganhar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.