Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA concluem esforços de recuperação de balão chinês e agora analisam suas 'entranhas'

Placeholder - loading - Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby 17/02/2023 REUTERS/Evelyn Hockstein
Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby 17/02/2023 REUTERS/Evelyn Hockstein

Publicada em  

Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira que concluíram com sucesso os esforços de recuperação na Carolina do Sul para coletar sensores e outros destroços de um suposto balão de vigilância chinês, abatido por um caça norte-americano em 4 de fevereiro, e os investigadores estão agora analisando suas 'entranhas'.

Os pedaços finais dos destroços do balão chinês, derrubado por um míssil sidewinder, estão a caminho de um laboratório do FBI na Virgínia para análise, disse o Comando Norte dos militares dos EUA em um comunicado.

A Reuters foi a primeira a noticiar a conclusão dos esforços de recuperação, que foram interrompidos na quinta-feira.

'É uma quantidade significativa (de material recuperado), incluindo a estrutura de carga, bem como alguns dos componentes eletrônicos e ópticos, e tudo isso está agora no laboratório do FBI em Quantico', disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Kirby disse que os Estados Unidos já aprenderam muito sobre o balão ao observá-lo enquanto sobrevoava os Estados Unidos.

Os militares dos EUA disseram que os navios da Marinha e da Guarda Costeira que estavam vasculhando o mar por quase duas semanas deixaram a área.

'Os perímetros de segurança aérea e marítima foram suspensos', disse o Comando Norte em um comunicado.

Os militares dos EUA disseram acreditar que coletaram todos os sensores e componentes eletrônicos prioritários do balão chinês, bem como grandes partes de sua estrutura, elementos que podem ajudar as autoridades de contraespionagem a determinar como Pequim pode ter coletado e transmitido as informações de vigilância.

(Reportagem de Phil Stewart; reportagem adicional de Andrea Shalal, Steve Holland, David Brunnstrom, Susan Heavey e Patricia Zengerle em Washington e Trevor Hunnicutt em Munique)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua concluem esforcos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.