Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA e OEA condenam prisão de ex-ministro da Guatemala por não reprimir protestos

Placeholder - loading - Polícia de guarda durante protestode pessoas que acusam as autoridades da Guatemala de tentar bloquear a posse do presidente eleito Bernardo Arévalo, na Cidade da Guatemala, Guatemala 21/11/2023 REUTE
Polícia de guarda durante protestode pessoas que acusam as autoridades da Guatemala de tentar bloquear a posse do presidente eleito Bernardo Arévalo, na Cidade da Guatemala, Guatemala 21/11/2023 REUTE

Publicada em  

CIDADE DA GUATEMALA (Reuters) - Os Estados Unidos e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenaram nesta quinta-feira a prisão de um ex-ministro da Guatemala acusado de violação de deveres e desobediência durante os protestos do ano passado que exigiam respeito ao resultado de eleição presidencial que deu vitória a Bernardo Arévalo.

O ministro Napoleón Barrientos, um militar aposentado, assumiu a pasta responsável pela segurança interna em janeiro de 2022 e renunciou em outubro do ano passado, após pressões do Ministério Público e da Corte Constitucional para reprimir e dispersar manifestações que exigiam a renúncia da chefe do MP e o respeito dos resultados eleitorais. Ele não cumpriu as ordens.

Após sua renúncia, Barrientos disse em uma entrevista à rádio local Emissoras Unidas que as instituições do Estado existem para 'proteger e privilegiar a vida' e que um confronto violento com a população 'nunca' foi sua ideia.

'Condenamos as últimas ações de atores antidemocráticos da Guatemala, incluindo a prisão do ex-ministro do Interior, Napoleón Barrientos, por defender o direito ao protesto pacífico', afirmou o sub-secretário de Estado norte-americano para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, em publicação na rede social X.

Nichols lembrou na postagem que Arévalo, deputado e ex-diplomata que venceu as eleições em agosto prometendo enfrentar a corrupção, e a vice-presidente eleita, Karin Herrera, assumirão seus cargos para o período 2024-2028 no domingo, data marcada para a posse.

'A incerteza e desconfiança institucional que acompanharam a #Guatemala desde os resultados das eleições gerais de 2023 precisam acabar', disse o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pelo X, no qual também condenou 'energicamente' a prisão de Barrientos.

(Reportagem de Sofía Menchú; Reportagem adicional de Raúl Cortés Fernández)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua e oea condenam prisao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.