Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Exame toxicológico se torna obrigatório na primeira CNH

Congresso derrubou veto do presidente Lula à medida

Redação

05/12/2025

Placeholder - loading - Exame toxicológico se torna obrigatório na primeira CNH
Exame toxicológico se torna obrigatório na primeira CNH

Em sessão conjunta realizada nesta quinta-feira (4), o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula a quatro dispositivos da Lei 15.153, de 2025, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com isso, condutores das categorias A (motos e ciclomotores) e B (carros de passeio) serão obrigados a apresentar exame toxicológico negativo para obter a primeira habilitação. O teste já era obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, que dirigem veículos de carga e transporte coletivo.

Além disso, clínicas médicas que realizam exames de aptidão física e mental passam a ter permissão para atuar como postos de coleta laboratorial para testes toxicológicos.

Na justificativa do veto, de junho deste ano, o Executivo alegou que a exigência do exame aumentaria os preços para tirar a CNH, o que poderia levar a mais pessoas dirigindo sem habilitação. Os parlamentares entenderam, porém, que o argumento ficou ultrapassado após o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a flexibilização na última segunda-feira (1º). Segundo o Ministério dos Transportes, o custo para obter o documento, que atualmente chega a R$ 5 mil, pode cair em 80%.

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.