Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Exames de ressonância cerebral podem detectar autismo precocemente

Com a descoberta precoce, terapias comportamentais podem ser aplicadas desde cedo na vida das crianças.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Exames de ressonância cerebral podem detectar autismo precocemente"

Publicada em  

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, afirmam que exames cerebrais de ressonância magnética podem detectar o autismo antes que qualquer sintoma começa a aparecer. Atualmente, o diagnóstico pode ser feito a partir dos dois anos de idade.

O estudo, no entanto, mostra que as origens do autismo estão logo no primeiro ano de vida. As descobertas dos pesquisadores podem levar a um diagnóstico precoce e a terapias imediatas.

De acordo com levantamento, uma a cada 100 pessoas tem o transtorno, que afeta o comportamento e a interação social. Em experimento com 148 crianças, foram observadas diferenças iniciais no córtex cerebral (responsável por funções de alto nível, como a linguagem) nos participantes que depois viriam a ser diagnosticadas com autismo.

O escaneamento do cérebro de bebês pode levar a um diagnóstico precoce e, consequentemente, a terapias comportamentais adequadas. A expectativa é que, a longo prazo, possam surgir também exames de DNA capazes de identificar crianças em que o risco de ter autismo é alto.

Com a descoberta, fica fácil prever quais crianças desenvolverão autismo com 80% de precisão. Especialistas afirmam, no entanto, que o autismo pode se manifestar de diferentes maneiras e "nenhum teste único poderia ser capaz de identificar o potencial de autismo em todas as crianças".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exames de ressonancia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.