alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Excesso de televisão também faz mal para os adultos, revela estudo

    Até então, os prejuízos cognitivos para as crianças eram conhecidos; para os adultos, é novidade.

    Placeholder - loading - news single img

    1545

    Publicada em  

    Um estudo indicou que assistir televisão por mais de três horas e meia por dia pode diminuir a capacidade de memória em até 10% em adultos com mais de 50 anos. O prejuízo à cognição pelo excesso de TV já era conhecido entre as crianças, mas entre adultos é novidade.

    “Isso não é algo para se preocupar. Mas se você estiver assistindo mais do que isso, vale a pena tentar se engajar em atividades físicas e sociais e coisas que são mentalmente desafiadoras, como palavras cruzadas ou atividades artísticas”, comentou Daisy Fancourt, da University College London, no Reino Unido.

    Os pesquisadores ainda salientaram que o declínio cognitivo encontrado no estudo não está automaticamente relacionado ao surgimento de demência. Por isso, não há motivos para alarde.

    Para chegar à conclusão, a equipe da University College London recrutou adultos com idade média de 67 anos, entre 2008 e 2009. O tempo médio que passavam assistindo televisão foi verificado e testes de memória verbal e fluência semântica foram aplicados.

    A análise de ambos os resultados, no começo e no final do estudo, mostrou que aqueles que relataram passar mais de três horas e meia por dia em frente à TV tiveram um diminuição média de 8% a 10% na pontuação de memória verbal. Já aqueles que assistiram por menos tempo apresentaram um declínio cognitivo menor, de 4% a 5%.

    “Assistir televisão também pode ter benefícios educacionais, como assistir documentários, assim como benefícios de relaxamento para reduzir o stress. No geral, o que o estudo sugere é que adultos com mais de 50 anos devem equilibrar o hábito da TV com outras atividades”, disse Daisy Fancourt, da University College London.

    Os pesquisadores ainda ressaltam que as descobertas levantaram muitas questões, por isso serão necessárias mais pesquisas para obter mais respostas. Mas o que já é certo é que para evitar o declínio cognitivo é preciso diminuir o tempo de televisão e aproveitar outras atividades edificantes.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. excesso de televisao tambem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.