Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EXCLUSIVO-Estudo indica que vacina da AstraZeneca é adequada contra variante de Manaus, diz fonte

Placeholder - loading - FILE PHOTO: A medical worker prepares a syringe with the AstraZeneca/Oxford COVID-19 vaccine at a vaccination centre in a public hospital in Brasilia, Brazil, February 2, 2021. REUTERS/Ueslei Marcelin
FILE PHOTO: A medical worker prepares a syringe with the AstraZeneca/Oxford COVID-19 vaccine at a vaccination centre in a public hospital in Brasilia, Brazil, February 2, 2021. REUTERS/Ueslei Marcelin

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Dados preliminares de um estudo feito pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca indicam que a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica com a universidade britânica induz resposta adequada contra a variante de Manaus do coronavírus, disse à Reuters nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento sobre o assunto.

De acordo com essa fonte, os dados preliminares do estudo, feito após envio de amostras pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam, até o momento, que não será necessário fazer adaptações à vacina para que ela proteja contra a variante de Manaus, conhecida como P1 e que tem se mostrado mais transmissível que cepas anteriores do coronavírus.

'Os resultados preliminares são bem adequados para P1. Indicativo que não necessita (de adaptação)', disse a fonte, que pediu para falar sob anonimato, acrescentando que os resultados definitivos do estudo devem sair 'muito em breve', possivelmente ainda no mês de março.

A variante do coronavírus originada em Manaus vem sendo apontada como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil. A doença já matou mais de 260 mil pessoas no país.

A Fiocruz firmou parceria com a AstraZeneca para o envase e futura produção integral da vacina contra Covid-19 no Brasil. Até o momento, 4 milhões de doses da vacina importadas prontas da Índia estão sendo aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

A expectativa da Fiocruz é que as primeiras doses da vacina envasadas no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde a partir de meados deste mês.

Procurada, a Fiocruz informou que não tem informações no momento sobre o estudo, que é liderado pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

Em nota, a AstraZeneca informou que, no momento, 'há estudos em andamento para avaliar a resposta imune da vacina AstraZeneca COVID19 à variante P.1 (brasileira). Esses dados serão publicados tão logo estejam disponíveis'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exclusivo estudo indica que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.